O primeiro dia útil do ano é uma sexta-feira, o que praticamente o torna parte do feriadão das festas de Reveillon. Os bancos, agências dos Correios, supermercados, comércio de rua e de shopping já voltaram ao horário normal de funcionamento, mas nem isso fez com que o movimento na cidade fosse parecido com os dias que antecederam o Natal.
Para quem ficou em Porto Alegre, a sexta-feira é boa para fazer a troca daqueles presentes repetidos ou que não serviram. O Sindilojas afirma que as lojas devem abrir no horário de costume na Capital. Nesta manhã, o movimento de pessoas e carros no Centro era bastante tranquilo, ainda que os ônibus, lotações, táxis e o Trensurb operem em horário normal.
A Redenção e o Gasômetro também estão com movimento tranquilo. Poucas pessoas aproveitaram o clima ameno desta manhã para passear e correr nos parques.
Para quem quem quer aproveitar o dia de movimento atípico para visitar museus e centros culturais precisa ficar atento ao que abre nesta sexta-feira. O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, por exemplo, permanecem fechados até o dia 5 de janeiro. Confira outros horários.
Segundo a Rádio Gaúcha, cerca de 40 mil veículos devem ir em direção ao litoral nesta sexta-feira, mas o movimento deve se intensificar no final do dia.