Após uma semana de emissão de Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) e documentos suspensas devido à indefinição do novo diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), o diretor-técnico da autarquia será nomeado chefe do órgão interinamente. Ildo Mário Szinvelski assumirá o cargo até que o governador José Ivo Sartori (PMDB) nomeie o novo titular.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação. A nomeação de Szinvelski, que sairia no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, deve ser publicada amanhã.
A emissão de CNHs e documentos veiculares - como Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) - estava impedida desde que o novo governo tomou posse, e o antigo diretor-presidente deixou o cargo. O atendimento nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) segue normal. A falha no serviço ocorre na gráfica que emite os documentos, já que falta a assinatura do diretor-presidente. O Detran não soube informar o balanço de quantos documentos aguardam a liberação.
A indefinição em autarquias não atinge somente o Detran. Dos 41 cargos do segundo escalão, apenas seis foram preenchidos pelo governo Sartori.
* Zero Hora