A Polícia Civil de Lavras do Sul instaurou nesta segunda-feira um inquérito para apurar uma ocorrência registrada no último sábado envolvendo o prefeito da cidade, Alfredo Borges (PP), 54 anos. Um adolescente de 17 anos e a irmã dele, de 15, foram encontrados embriagados perto da Praça das Bandeiras por volta das 6h40min. Eles foram levados para a casa de um familiar pela Brigada Militar e, segundo a ocorrência policial, o adolescente disse aos policiais militares que quem pagou a bebida para eles foi o prefeito, que também teria bebido e levado cerca de 20 pessoas na carroceria de sua caminhonete para um passeio pela cidade.
O Comandante do 3º Pelotão da Brigada Militar de Lavras do Sul, Claudio Salau, confirmou a existência da ocorrência, mas afirmou que não poderia informar detalhes. Os dados foram repassados à imprensa pela Polícia Civil.
De acordo com o registro, a guarnição foi chamada e acionou o Conselho Tutelar porque dois adolescentes estavam bêbados na rua. A mãe deles foi chamada e foi feita a ocorrência contra o prefeito Alfredo Borges, por ele ser suspeito de dar bebida alcoólica aos adolescentes. Para os policiais, o adolescente contou que o prefeito teria pagado R$ 80 pelas bebidas. A irmã do rapaz não teve condições de falar com os policiais militares por conta do seu estado de embriaguez, segundo consta na ocorrência.
- Nós instauramos o inquérito baseados no Estatuto da Criança e do Adolescente, que proíbe a distribuição de bebidas alcoólicas a menores. Temos 30 dias para concluir o inquérito. Os menores e a mãe serão ouvidos primeiro. Vamos tentar identificar outros adolescentes e ouvir também o prefeito - afirma o delegado Alcindo Dutra, responsável pelo caso.
A história ganhou repercussão depois que uma foto de um Fiat Strada vermelho, que seria do prefeito, flagrou meninos e meninas, que seriam adolescentes, na carroceria do veículo. A imagem foi postada no Facebook ainda na madrugada de sábado. As pessoas que aparecem na foto estão sendo procuradas pelo Conselho Tutelar, que pretende oferecer, até quinta-feira, uma denúncia sobre o caso à Vara da Infância e da Juventude. Os dois irmãos, que não moram em Lavras do Sul, serão ouvidos. Outros três adolescentes e quatro adultos - entre eles, o que fez a foto do Fiat Strada - já foram ouvidos pelo Conselho Tutelar e confirmaram que o prefeito teria pagado as bebidas.
Alfredo Borges foi procurado pelo "Diário", mas afirmou que não sabe de nenhuma ocorrência e que só falará sobre o caso à imprensa se for intimado. Em setembro do ano passado, ele foi investigado pela Polícia Civil depois que duas pessoas - um policial militar e uma professora - registraram ocorrência afirmando que foram agredidos a chutes e pontapés pelo prefeito. O caso de suspeita de agressão tramita na Justiça.