A polícia recebeu dois chamados para empreender a prisão dos fugitivos do Presídio Regional de Blumenau. Por volta da 0h45min desta quarta-feira, recebeu o primeiro alerta. Havia presos saindo de um túnel cavado de dentro da unidade até uma área externa nos fundos, após o muro e outras proteções de segurança. A PM foi chamada por funcionários do local.
Os presidiários saiam da mata em fuga e havia veículos os esperando para deixar o local. Foram identificados três, uma biz vermelha um moto CG de cor escura e um gol vermelho, mas havia mais veículos.
Na ação, cinco fugitivos foram recapturados, um deles detido com a esposa, que estava no Gol para tentar ajudá-lo a escapar. A PM relatou que os cinco estavam com escoriações no corpo pela fuga pelo mato, ao correr e esbarrar nos galhos e ramos da vegetação.
Por volta das 9h da manhã, foram realizadas as outras três prisões de fugitivos. Uma denúncia anônima alertou a PM sobre a presença dos presidiários em uma rua da região. Eles foram detidos e reencaminhados para o presídio.
O oficial de serviço da Polícia Militar, tenente Ricardo Machado, informou que não está sendo deslocado um efetivo especial para as buscas. A situação está sendo monitorada pelo sistema de rádio da PM e, qualquer novo desdobramento será atendido por alguma unidade dos 50 policiais que estão e serviço em Blumenau.
Até o final da tarde desta quarta-feira, às 16h45min, ainda não havia sido recapturado mais nenhum fugitivo.
Veja também
::: A situação degradante do Presídio de Blumenau
:: Fuga em Blumenau foi a maior dos últimos 4 anos em SC, conforme Deap
:: Vizinhos estão habituados com fugas no presídio de Blumenau
:: Obra do Complexo Penitenciário do Médio Vale, em Blumenau, deve iniciar na próxima semana
Presídio é considerado o pior do Estado
A última fuga registrada no presídio de Blumenau aconteceu há duas semanas. Identificados como Rafael da Silva e John David Meira, eles renderam um dos vigilantes com uma faca. Como o outro vigilante dormia e o portão estava destrancado, a dupla conseguiu fugir. Os dois detentos, presos por tráfico de drogas, estavam no regime semiaberto e teriam trocado de roupa no ponto de ônibus e embarcado em um Monza, que estava em frente ao presídio.
O Presídio Regional de Blumenau foi considerado o pior do Estado pelo Departamento de Administração Prisional (Deap) e Tribunal de Justiça do Estado. Em novembro de 2014, a casa de detenção recebeu reforço de nove agentes prisionais. Os 46 agentes de Blumenau, já somados os novos, se revezam em grupos de sete a cada plantão de 24 horas para cuidar das alas masculina e feminina, fazer escoltas e trabalhar no setor administrativo. O presídio e a Defensoria Pública reconhecem que este número teria de, no mínimo, dobrar. Na época, o número de presidiários era de 1.168.
Confira a trajetória do presídio de Blumenau nos últimos anos: