Em coletiva de imprensa no Centro Administrativo, em Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira, o diretor-geral interino do Detran, Ildo Mário Szinvelski, disse que pelo menos 25 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) deixaram de ser expedidas desde o início de 2015, quando, por um problema burocrático, o Detran não pôde expedir documentos por estar sem diretor-geral para assiná-los.
Outros 105 mil documentos, entre certificados de registro e licenciamentos, além de CRVs (registro para veículos novos), também não puderam ser expedidos. Sem os documentos, não é possível circular com o veículo nas ruas. Segundo o secretário de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Eduardo Oliveira, o problema foi causado por uma questão de "adaptação da transição do governo".
A promessa do governo é de que, no decorrer da semana que vem, a situação deve estar normalizada, mas o dia não foi especificado. Para isso, Procergs, Corag e Correios, além do próprio Detran, foram convocados para um mutirão para entregar os documentos o mais rápido possível.
*ZERO HORA