O projeto executivo para a revitalização da área da antiga estação férrea, em Caxias do Sul, está previsto para ser apresentado em fevereiro a comerciantes e empresários do entorno. As melhorias no trecho incluem construção de calçadas, arborização, iluminação e drenagem, entre outras intervenções.
O projeto é debatido com comerciantes e empresários da região, que participaram de uma reunião na última quinta-feira (11). A intenção é que os proprietários de bares, lojas e outros estabelecimentos contribuam para a execução da obra. O pré-projeto da revitalização já está pronto e, junto com a apresentação do projeto executivo, está prevista a divulgação da previsão de custo.
A etapa seguinte será a captação de recursos, já que a prefeitura não tem como arcar a obra sozinha. As melhorias são previstas tanto na área dos trilhos, quanto na Rua Augusto Pestana.
Porém, segundo o secretário da Receita, Paulo Dahmer, responsável pelas negociações, as primeiras intervenções devem ocorrer na área da rua, já que há casas que precisam ser retiradas do terreno da linha férrea. Além disso, a intenção também é utilizar a área para favorecer o turismo.
"As intervenções começam na Rua Marechal Floriano e vai até a Rua Medianeira, que é passando o shoppinh San Pelegrino. A expectativa que nós temos é de termos consequências boas no turismo, porque queremos fazer que os ônibus de turismo também utilizem aquele local após terminadas as obras", projeta o secretário.
A intervenção no trecho da antiga estação é uma continuidade do projeto de revitalizar a Linha Férrea até o Desvio Rizzo. Duas etapas já foram anunciadas. A primeira é a chamada Praça do Trem, ao lado do shopping San Pelegrino. O terreno já passou por testes e os primeiros tapumes devem ser colocados antes do final do ano. As intervenções maiores, no entanto, devem ficar para janeiro.
Já a Praça das Feiras, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Feijó Júnior está em fase final de negociação com uma empresa de construção civil, que pagará a obra. O contrato está previsto para ser assinado nos próximos dias e os trabalhos começam ainda no primeiro semestre de 2015.
Gaúcha
Caxias: projeto de revitalização da estação férrea será apresentado em fevereiro
Intenção é de que comerciantes e empresários do entorno arquem com parte da obra
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: