O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul no sábado acarretou a queda de oito torres do parque eólico da Eletrosul em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste.
O vento, que teria chegado a 126 km/h, às 15h, foi capaz de derrubar aerogeradores de 136 metros de altura e aproximadamente 600 toneladas do Complexo Eólico Cerro Chato, na região da fronteira com o Uruguai. Na área, estão instalados 72 aerogeradores.
O gerente do Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação da Eletrosul, Maurício Castro Carrilho, explica que nos próximos dias será realizada uma vistoria nos aerogeradores danificados. Há possibilidade de restaurá-los ou de instalar novas torres.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Na cidade, a situação também foi complicada. Conforme o secretário de administração do município, Fabricio Peres da Silva, cerca de 350 casas ficaram destelhadas e foi preciso buscar lonas em municípios da região, como Bagé, porque o material acabou em lojas de Santana de Livramento. Um mutirão foi montado na prefeitura para arrecadar roupas, colchões e para orientar as famílias que precisaram de abrigo em um ginásio.
- A chuva fez muito estrago aqui. Ficamos totalmente desabastecidos de energia e, até a tarde de domingo, ainda tinha locais sem luz. Tivemos muita fiação e árvores caídas, felizmente nenhuma pessoa ficou ferida com gravidade - comenta Silva.
Confira imagens dos temporais pelo Estado:
* Zero Hora