A prefeitura de Cacequi, na Região Central, planeja a implantação de um Corpo de Bombeiros Voluntário na cidade. Houve uma reunião esta semana para tratar da implantação do projeto, ainda sem data para ser posto em prática.
Cacequi já fez parte da região de abrangência dos bombeiros de Santa Maria, mas, devido à distância, o atendimento servia somente para um levantamento dos prejuízos causados pelo fogo. Hoje, a cidade conta com a atuação do Corpo de Bombeiros de Rosário do Sul, o que ainda não é o ideal.
Conforme a prefeitura, a implantação de um Corpo de Bombeiros Militar é onerosa para uma cidade de pequeno porte e com baixo índice de incêndios, por essa razão se buscou alternativa na criação de uma guarnição voluntária – com a participação da comunidade. A administração municipal conheceu a Voluntersul, que é uma associação que congrega os Corpos de Bombeiros Voluntários do Estado. Eles treinam voluntários para atendimentos de pronta resposta e primeira intervenção.
A prefeitura planeja uma data para, ainda este mês, junto da Voluntersul, prestar em reunião esclarecimentos à comunidade.