Após um infarto aos 28 anos, o servidor público Olavo Ludwig percebeu que era hora de mudar de hábitos. Como grande parte da população, Olavo era refém do conforto e da falsa sensação de mobilidade proporcionados pelo automóvel. Com 30 quilos de sobrepeso, Olavo resolveu mudar de vida resgatando um hábito de infância: pedalar.
A reaproximação com a bicicleta foi motivada, em um primeiro momento pela saúde. Com um pouco mais de 1m 70cm, Olavo pesava 97 quilos e pertencia ao grupo de pessoas que estão propensas a problemas vasculares em função do peso excedente. “Eu precisava fazer algo, pois estava sedentário há muito tempo. A pedalada pareceu o exercício ideal para mim”, conta ele, hoje com 67 quilos.
As primeiras pedaladas da vida adulta de Olavo foram improvisadas em uma velha bicicleta que estava guardada na garagem. Para não sofrer tanto nas primeiras tentativas, o físico adaptou um sistema elétrico à bike, mas logo o auxílio deixou de ser necessário. Logo nos primeiros seis meses, Olavo participou da primeira prova de longa distância e pedalou 200 km. “Em março de 2008 eu participei da minha primeira prova de Audax. Pedalei 200 km em 12 horas e meia. Dois meses depois eu participei da prova de 300 km. Consegui fazer o percurso em menos de 20 horas”
O resgate do preparo físico, no entanto, foi apenas o começo. Com as pedaladas diárias, o funcionário público passou a substituir o automóvel e o ônibus pelo veículo alternativo. O percurso inicial contava com 10 km da ida e mais 10 na volta do trabalho. Hoje, morando mais perto do trabalho, Olavo não tem dúvidas das vantagens da bike. “Esses dias eu estava conversando com uma colega que mora perto da minha casa e ela relatou que leva até uma hora no deslocamento de ônibus, dependendo do trânsito. Eu, na bicicleta, levo menos de 20 minutos.”, conta.
A experiência de Olavo com a bicicleta possibilitou a mudança de hábitos de outras pessoas. Hoje, ele coordena pequenos passeios diários com a equipe do trabalho. Juntou amigos e colegas que aproveitam a hora do intervalo para fazer pequenos passeios pela cidade. Ele garante que a produtividade melhorou e o humor da equipe também.
Conheça os benefícios da pedalada
- Melhora a frequência cardíaca: A intensidade de um exercício é controlada pela intensidade do batimento cardíaco, sendo assim durante o treino com a bicicleta é possível fortalecer o coração, visto que se trata de uma atividade aeróbica.
- Retenção de líquidos: Quanto mais se pedala, mais o metabolismo acelera. Mantendo uma boa hidratação (antes, durante e após o treino) o corpo tende a potencializar e os processos orgânicos, incluindo a eliminação de toxinas e isso resulta no melhor funcionamento dos rins e na diminuição da retenção de líquidos;
- Pele mais saudável: As pedaladas tornam o coração mais fortalecido e os pulmões tendem a respirar com mais qualidade fazendo com que o metabolismo se torne mais eficiente, e permite que a renovação celular ocorra mais rapidamente e a eliminação de toxinas aconteça mais acelerada e os problemas como as olheiras tendem a diminuir;
- Controla a ansiedade: O pedalar é uma atividade física que exige muito do corpo, e uma das respostas a este estímulo está associado á produção de hormônios que asseguram bem-estar e relaxamento, como a endorfina. Andar de bicicleta, ou realizar aulas de spinning, por pelo menos 3x por semana, garante o controle do estresse e ansiedade;
- Definição Muscular: Os membros inferiores são mais exigidos durante o treino e resultam em músculos bem definidos, porém não necessariamente ocorre o aumento de massa muscular. O abdômen tende a ficar mais definido devido à necessidade de boa postura e contração permanente para proteger as costas de dores e lesões.
Além disso, a prática do esporte tem outros benefícios:
Rápida queima de calorias;
Tonificação dos músculos;
Aumento da massa muscular dos membros inferiores;
Redução do percentual de gordura
Ouça a história de Olavo Ludwig: