A disputa pelo governo do Rio Grande do Sul será decidida em segundo turno entre os candidatos José Ivo Sartori (PMDB) e Tarso Genro (PT). Com 100% das urnas apuradas neste domingo (5), o ex-prefeito de Caxias tieve 40,4% dos votos válidos (sem considerar brancos e nulos) contra 32,5% do petista.
Acompanhe a apuração dos votos em tempo real
De selfie na urna ao voto dos candidatos: veja fotos da eleição
Os eleitores terão de voltar às urnas no dia 26 de outubro para decidir quem será o novo governador gaúcho. O reinício da propaganda eleitoral no rádio e na TV está marcado para a próxima terça-feira.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ana Amélia Lemos (PP) registrou 21,7% dos votos válidos; Vieira da Cunha (PDT), 4,27%; Roberto Robaina (PSOL), 0,77%; Estivalete Bilhalva (PRTB), 0,16%; e Humberto Carvalho (PCB), 0,04%.
Sartori
Concorrendo pela primeira vez ao governo do Estado, José Ivo Sartori foi vereador, deputado estadual por quatro mandatos e deputado federal. Abandonou o cargo em 2004, quando tornou-se prefeito de Caxias do Sul - após duas tentativas sem sucesso - sendo reeleito para um novo mandato quatro anos depois.
Natural de Farroupilha, é casado com a deputada estadual Maria Helena Sartori (PMDB) e tem dois filhos, Marcos e Carolina. Formado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Sartori começou a carreira política em 1976, quando foi eleito vereador caxiense. Antes, foi professor universitário e lecionou também as disciplinas de História, Moral e Cívica e OSPB (Organização Social e Política Brasileira).
Sartori disputa a eleição pela coligação “O novo caminho para o Rio Grande”, que reúne PMDB, PSD, PPS, PSB, PHS, PT do B, PSL e PSDC. O pemedebista tem como vice de chapa José Paulo Cairoli.
Tarso Genro
O candidato Tarso Genro, 67 anos, busca a reeleição ao governo gaúcho pelo PT. Em 2010, com 3.416.460 votos, venceu no primeiro turno a eleição para o Palácio Piratini. Em sua trajetória, também ocupou os cargos de vereador de Santa Maria, deputado federal, vice-prefeito e prefeito de Porto Alegre, além de ser ministro do governo Lula (2003-2010) por quatro oportunidades.
Nascido em São Borja, Tarso é casado com a médica Sandra Krebs e tem duas filhas: Luciana - candidata do Psol à Presidência - e Vanessa. Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), já integrou o Partido Revolucionário Comunista (PRC), foi eleito vereador pelo antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e é filiado ao Partido dos Trabalhadores desde sua fundação, na década de 1980.
Tarso concorre à reeleição pela coligação “Unidade Popular pelo Rio Grande”, que reúne PT, PTC, PC do B, PROS, PPL, PTB e PR. O petista tem como vice de chapa Abgail Pereira.