Os bancários do Banrisul são os únicos que mantém a greve iniciada no dia 30 de setembro, após o retorno dos funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Ecônomica Federal. A decisão foi tomada em assembleias na tarde de dessa terça-feira (7), tanto em Porto Alegre quanto em Santa Maria.
O Diretor do Sindicato dos Bancários, Claudenir Freitas, explica que a proposta da Federação Nacional dos Bancos foi aceita. Ela prevê reajuste salarial de 8,5 % e 9% no piso salarial, além de aumento de 12,2% no vale-alimentação. A oferta foi rejeitada devido a uma proposta do Banrisul, que tratava de demandas específicas. Os bancários não ficaram satisfeitos com o plano de carreira apresentado, além da redução na participação nos lucros, que passaria de 1,8% o para 1%. Eles também estão insatisfeitos com a recusa do governo do Estado de intervir no acerto com o banco.
A paralisação continuará até que uma nova proposta seja apresentada, o que não tem data para ocorrer. Nesta quarta-feira, os funcionários do Banrisul realizaram um almoço e confraternização até o começo da tarde, na frente da agência da Praça Saldanha Marinho.