O Shopping Iguatemi Caxias removeu 16 árvores, de pequeno porte, de seu estacionamento. As plantas foram removidas para a instalação do Circo Portugal Internacional. Fiscais da Secretaria do Meio Ambiente de Caxias do Sul foram até o local, no final da tarde desta sexta-feira (26). A fiscalização não conseguiu verificar se houve infração por parte do estabelecimento. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria do Meio Ambiente, o Iguatemi não fez solicitação de licença ambiental para retirar as árvores.
Segundo o gerente da Divisão de Fiscalização da Secretária Municipal do Meio Ambiente de Caxias, Marcelo Lissott, na próxima semana será encaminhado ao Iguatemi, um pedido de informações sobre as espécies das árvores removidas. Ele informa ainda, que árvores de espécies exóticas, que estejam em propriedades particulares, como é o caso do shopping, não é preciso alvará para removê-las. Mas caso forem de espécies nativas, deve-se obter licença ambiental para retirá-las.
De acordo com um lojista do Iguatemi, que não quis se identificar, as árvores ajudavam a proteger os carros contra o sol, já que o estacionamento do shopping não é coberto.
Em nota, o Iguatemi Caxias informa que as árvores retiradas do estacionamento, serão repostas no mesmo local, após a saída do circo, no dia 3 de novembro.