Um ônibus foi incendiado na manhã deste domingo (28) na cidade de São José, Região Metropolitana de Florianópolis, colocando em alerta a polícia catarinense. Este é o terceiro coletivo alvo de incêndio desde sexta-feira (26). Após o ataque, a empresa responsável pelo veículo recolheu todos os ônibus em circulação e paralisou a operação das linhas. Segundo a polícia, quatro homens interceptaram o veículo mandado motorista e cobradora descerem. Com duas garrafas de óleo diesel, os suspeitos incendiaram o veículo.
Na madrugada deste domingo (28), também foram registrados três ataques a tiros contra residências de policiais militares em São José e um contra um prédio da Secretaria de Segurança Pública. Dois suspeitos em uma moto foram localizados e houve uma troca de tiros. Um deles morreu e outro foi levado em estado grave ao hospital.
Após os fatos, a Polícia Militar de Santa Catarina ativou novamente a sala de situação para monitorar a segurança. Segundo a tenente coronel, Claudete Lehmkuhl, o policiamento foi intensificado em toda a região para evitar novos ataques ao serviço. Na tarde deste domingo, acontece uma reunião com empresários do transporte coletivo para deliberar ações que podem ser tomadas. Não está descartado que coletivos precisem ser escoltados por viaturas em locais críticos.
O comando da Polícia Militar informou que, como medida de segurança, as empresas de ônibus decidiram alterar os horários de circulação do transporte coletivo.
Outros ataques
Santa Catarina já vivenciou outras duas ondas de ataques. A primeira foi em novembro de 2012, quando foram registradas 58 ocorrências, sendo 27 delas ataques a ônibus. Entre janeiro e fevereiro de 2013, foram 111 ataques, sendo 32 contra edificações, 45 contra ônibus, 32 contra carros, e 2 à lixeiras. Na época, presos denunciaram maus tratos em presídios públicos catarinenses. A Força Nacional de Segurança transferiu presos que ordenavam os ataques em Santa Catarina para Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Gaúcha
Polícia catarinense está em alerta após novos ataques a ônibus
Coletivo foi incendiado na manhã deste domingo
Emanuel Soares
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: