O Corpo de Bombeiros de Santa Maria interditou as sedes de 14 entidades tradicionalistas de três cidades da região central. O motivo é a falta de alvarás. Em Santa Maria, são 12 entidades. As outras duas estão em Júlio de Castilhos e em Silveira Martins.
Para que os alvarás sejam liberados é preciso que os CTG's instalem em suas sedes portas antipânico, revisem extintores de incêndio, coloquem indicações de saída, troquem lâmpadas de emergência, e instalem alarmes contra incêndio e câmaras externas para botijões de gás.
Doze dessas entidades integram a da 13ª Região Tradicionalista (13ª RT). O coordenador Ildo Wagner garante que as entidades irão atender às exigências da lei. Agora, as entidades têm até o dia 13 de setembro para regularizar a situação se quiserem fazer atividades na Semana Farroupilha.
Nesta quarta-feira, às 19h, deve ser colocada em votação a participação dos CTG's no desfile do dia 20. As adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros estão entre as razões que fizerem com as entidades tradicionalistas, ligadas às 13ª RT, decidissem não participar, em 2014, do desfile em Santa Maria.
As entidades interditadas
Santa Maria
CTG Estância do Jarau
CTG Os Carreteiros
CTG Ponche Verde
CTG Poncho Branco
DTG Bombeiros da Tradição
CTG Farroupilhas
DT Timbaúva
CTG Taylor Fagundes
CTG Os Araganos
CTG Tropeiro Velho
Silveira Martins
CTG Liberdade
Júlio de Castilhos
CTG Júlio de Castilhos