O final de semana foi de consagração para a banda de latas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Podalírio Oliveira Fraga, de Itapuã, zona rural de Viamão. Depois de descobrir sons em material de reciclagem, 24 alunos sentiram a emoção de participar pela primeira vez de desfiles cívicos, durante as comemorações da Independência do Brasil, e apresentar para a comunidade o projeto revelado pelo Diário Gaúcho em julho. Neste final de semana, a iniciativa idealizada pela diretora Maria Teresinha de Oliveira Medeiros, foi novamente destacada pelo DG, com a turminha a uniformizada e a postos para a primeira apresentação.
As apresentações ocorreram no sábado de manhã, em Itapuã, e ontem à tarde, no Centro de Viamão. A banda impressionou o público pela desenvoltura com os instrumentos de lata e a postura ao longo do trajeto.
- As pessoas já nos conheciam sem ter nos visto, já sabiam que eles iam tocar. A gente pensou que eles iam ficar nervosos, mas estavam impecáveis, pareciam gente grande tocando. Eles se portaram maravilhosamente na avenida. Foi muito mais do que a gente pensava - conta Maria Teresinha.
Fazer diferente, sem dinheiro
A iniciativa surgiu com o intuito de alertar as pessoas para a preservação do meio ambiente por intermédio do incentivo à reciclagem. Assim nasceu a ideia de montar uma banda reutilizando materiais.
- Conseguimos fazer o diferente sem dinheiro, 90% do que temos foi doado - relata a professora.
A experiência transformou o clima na escola ao trazer lições que ultrapassam o conteúdo de sala de aula.
- Tudo foi se criando, mais união, coleguismo. Hoje a gente sorri mais na escola, brinca mais. Eles têm mais amor pelo seu colega, agora somos uma família. Isso uniu a escola - define.