A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realiza, nessa terça-feira (5) uma revista na ala feminina do Presídio Regional de Santa Maria. A revista começou às 6h50, de acordo com a assessoria da 2ª Delegacia Penitenciária Regional.
São 72 apenadas que têm as celas e os pertences vistoriados, conforme o cronograma de Revista Geral da Susepe. Elas ficam em dois alojamentos e em uma galeria com sete celas.
A operação é feita por agentes penitenciários masculinos na contenção e por agentes penitenciárias na revista pessoal, contando com apoio de segurança do Batalhão Operações Especiais (BOE). Trabalham na ação 45 agentes da Susepe, e mais de 60 do BOE, entre policiais homens e mulheres.
Revista é motivada por denúncias
O comandante do BOE, major Cleberson Bastianello, explica que os policiais do batalhão estão dando apoio à ação da Susepe. Segundo ele, as duas corporações viabilizaram a ação depois de sucessivas denúncias envolvendo a chegada de drogas, celulares e estoques (armas artesanais) na casa penitenciária:
“Periodicamente fazemos essas operações de rotina. Tivemos recentemente a denúncia da existência de situações de materiais ilícitos dentro do presídio. O efetivo do BOE está mobilizado e dando esse suporte à Susepe”.
Há 15 dias, o BOE e a Susepe realizaram revista similiar na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), no distrito de Santo Antão, zona rural do município. À época, foram encontrados celulares, quantias de drogas e facas artesanais.