As entidades ligadas à 13ª Região Tradicionalista Gaúcha (13ª RT) não vão participar do desfile de 20 de setembro em Santa Maria, na Região Central. O anúncio foi feito pela organização nesta quarta-feira (27) durante coletiva de imprensa em sua sede, na Casa do Gaúcho, Avenida Itaimbé.
Conforme o coordenador da 13ª RT Ildo Wagner, a decisão se faz necessária devido à insatisfação das entidades com medidas adotadas ao longo do tempo por instituições de Santa Maria. O principal motivo, declarado durante a coletiva, foi que ano passado os carros que participavam do desfile foram todos multados. Há o costume de as pessoas desfilarem nas caçambas dos veículos (carros abertos). Só que, conforme a 13ª RT, o desfile tem funcionado nesse formato há anos e nunca houve problema. As multas causaram constrangimento, indignação, e oneraram as entidades.
Além disso, é exigida pela administração municipal a instalação de para-raios e hidrantes nas sedes das entidades, e não se tem dinheiro para arcar com esses gastos, pois as entidades não tem fins lucrativos. Sendo assim, a 13ª RT optou por não participar do desfile de 20 de setembro, já que se pretende adquirir o material exigido.
Fazem parte da 13ª RT 42 entidades de Santa Maria e 88 na região. Uma média de 38 participam do tradicional desfile de 20 de setembro em Santa Maria.