O atendimento de emergência do Corpo de Bombeiros de Guaíba pelo telefone 193 está sem funcionar há um mês. De acordo com o sargento Luís Henrique Krause Nunes, foram abertos cerca de 20 protocolos desde o dia 24 de julho, todos sem resposta da Oi. “Foram 20 protocolos abertos, mas muito mais ligações”, disse.
Segundo o sargento, a empresa de comunicações diz que o problema já foi ou que está sendo resolvido, mas não dá nenhum retorno concreto. A Brigada Militar auxilia a corporação repassando ligações que são feitas aos bombeiros, mas o tempo perdido faz a diferença.
“Uma casa de madeira demora cerca de 10 minutos para ficar completamente destruída após um incêndio. Perdemos 5 minutos só para recebermos o aviso. Com o tempo de deslocamento, chegamos na ocorrência sem nada para salvar”, lamentou o sargento.
Atualmente, o atendimento é feito através de telefones convencionais que, segundo ele, não são conhecidos pela maioria da população. As emergências podem ser feitas através dos telefones 3480-0854 e 3403-2191.
Neste domingo (31), o familiar de um homem preso às ferragens na BR-116 teve que se deslocar até o posto para comunicar a ocorrência. “Ele tentou contato por telefone e não conseguiu, aí veio até aqui”, conta Krause, ressaltando que o deslocamento deve ter durado de 10 a 15 minutos.
Segundo o sargento, o número de atendimentos feitos pelo Corpo de Bombeiros de Guaíba diminuiu. “Antes, recebíamos ocorrências e nos deslocávamos mesmo sem ambulância para auxiliar a Samu. Hoje não temos mais esse tipo de ligação”, explicou, ressaltando que eram no mínimo quatro por semana. “Quando são ocorrências menores, as pessoas cansam e não ligam”, lamentou.
A Rádio Gaúcha está tentando contato com a Oi, mas não obteve resposta.