
Por que a caixa-preta da aeronave que caiu em Santos, matando o presidenciável Eduardo Campos, não gravou as duas últimas horas de voo? A questão angustia o Brasil e deu margem a teorias conspiratórias. Mas a resposta pode ser uma falha no equipamento.
Zero Hora consultou dois especialistas em aviação, o piloto e escritor Ivan Sant'Anna e o piloto e especialista em fadiga aérea Paulo Licati. Ambos concordam que é possível, sim, que a caixa-preta tenha deixado de funcionar, por defeito.
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O modelo de Cessna que caiu, o Citation 560 XLS, não é equipado com a caixa-preta que registra dados, só com a que grava voz (voice recorder). Nesta aeronave o controle do gravador de voz fica na parte inferior do painel de comando. Os pilotos testam isso: seguram um botão por cinco segundos e deve acender ali uma luz verde, o que significa que ele a caixa está gravando.
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Esse botão está situado bem longe da caixa-preta, que fica na parte traseira da aeronave, em um local sem acesso pelo lado de fora - justamente para ficar protegida contra manipulações. A caixa-preta (que, na realidade, é laranja) é composta por uma cápsula de segurança que protege uma memória em que ficam armazenados os arquivos de áudio.
Faz parte do checklist dos pilotos ver se a caixa-preta está funcionando. As opções possíveis para o aparelho não ter gravado as conversas na cabine, segundo os especialistas ouvidos por ZH:
O piloto fez isso propositadamente: ou seja, desligou o "circuit breaker" (disjuntor) que fica em um painel ao lado dele e desativou a caixa-preta. A pergunta que fica é: por que ele faria isso? Para não gravar algo que saiba, de antemão, ser comprometedor. É a clássica teoria da conspiração, considerada pouco provável pelos entrevistados.
A caixa não gravou por algum defeito: é possível que uma falha tenha feito o gravador parar de registrar as conversas na cabine, destaca Sant'Anna. Um problema no disjuntor poderia ocasionar um corte elétrico e interromper a gravação dali em diante, mesmo sem apagar as gravações anteriores. No caso do Cessna, o aparelho teria parado de funcionar em outro voo e o piloto, provavelmente, não teria percebido. Ou nem fez o check-list que mostraria que o gravador não estava funcionando.