Na tentativa de evitar alagamentos nas áreas mais baixas de Porto Alegre, o Departamento de Esgotos Pluviais (Dep), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), revitalizará os 26 reservatórios públicos de amortecimento de água da chuva espalhados por diferentes pontos da cidade.
Criados a partir do final da década de 1990 como alternativa mais barata para auxiliar na macrodrenagem da cidade, os espaços acabaram esquecidos ao longo dos anos. Sem divulgação, os reservatórios tornaram-se até depósitos de lixo. O próprio diretor-geral do Dep, Tarso Boelter, reconhece o problema.
- Os moradores desconhecem a importância destas áreas abertas para o escoamento das enxurradas. Fizemos uma vistoria geral e percebemos que a maior parte tinha deixado de existir - conta.
Moradores limpam reservatório
Um dos exemplos de abandono está localizado na Rua Monsenhor Rubem Neis, esquina com a Rua Cambará, no Loteamento Cavalhada, na Zona Sul. Há 12 anos, a área foi cercada e escavada para abrigar até 5.450 metros cúbicos de água da chuva. Sem manutenção, teve a cerca e o portão furtados e virou um grande depósito de lixo. Resultado: a cada nova chuva forte, as ruas mais próximas ficam alagadas.
- O local já não comporta nem a metade para o qual foi planejado. Quando começarem os trabalhos, será um dos primeiros a ser limpo _ reforça a diretora da Divisão de Obras e Projetos do Dep, Daniela Benfica.
Enquanto a revitalização da bacia do loteamento não ocorre, o espaço segue como depósito irregular de lixo - limpo pelo menos uma vez por mês pelo DMLU. Os próprios moradores também são responsáveis pela limpeza do espaço. O jardineiro José Edgar Batista de Lima, 60 anos, é um deles. Sem temer, ele se joga no canal repleto de lama e esgoto para retirar de antenas parabólicas abandonadas a colchões velhos.
- Cada lixo jogado aqui ajuda a reprimir a passagem da água. Os maiores prejudicados são os próprios moradores, mas as pessoas não entendem - esclarece.
Trabalho inicia em outubro
Conforme o diretor-geral do Dep, a revitalização dos 26 espaços custará R$ 2 milhões aos cofres públicos. Valor bem abaixo do custo de construção de um conduto forçado, que pode chegar a R$ 60 milhões.
Cada reservatório será limpo, cercado e terá placa indicando a importância do espaço. Finalizado o processo de licitação, a meta é iniciar as reformas em outubro deste ano. Por enquanto, três locais foram apenas limpos pelos próprios funcionários do Dep.
- Estudos indicam que o acúmulo de água da chuva é sete vezes maior numa área onde há um prédio construído. Ou seja, é importante termos estes espaços abertos para o escoamento - finaliza a diretora da Divisão de Obras e Projetos do Dep.
Saiba mais
* Os reservatórios são grandes bacias de amortecimento de cheias construídas em áreas urbanizadas que armazenam temporariamente as chuvas que escoam das ruas, dos pátios e das redes pluviais.
* As bacias são utilizadas onde não existe área para detenção em locais altamente urbanizados e são equipamentos de baixo custo.
* O sistema libera a água acumulada de forma gradual, garantindo assim que o sistema de macrodrenagem local conduza os picos das enxurradas.
* Países desenvolvidos, como Estados Unidos, Japão e França, utilizam reservatórios deste tipo desde a década de 1970.
* Se o espaço é mantido seco durante a estiagem, ele é chamado de reservatório ou bacia de detenção. Quando mantém água permanente, chama-se reservatório ou bacia de retenção. Em Porto Alegre são usadas as bacias de detenção.
* No Brasil, São Paulo foi a pioneira, no final da década de 1980. A segunda cidade brasileira a trabalhar com reservatórios foi Porto Alegre.
OS LOCAIS
* Parque Marinha do Brasil - Bairro Menino Deus
* Praça Olga Silva Gutierrez - Rua Dona Sofia, Bairro Santa Tereza
* Praça Júlio Andreatta - Avenida Polônia, esquina com Avenida Ceará, Bairro São Geraldo
* Praça Marcelo Diehl Feijó - Loteamento Jardim Dona Déa, Bairro Ipanema
* Loteamento Cavalhada - Rua Monsenhor Rubem Neis, esquina com Rua Cambará, Bairro Cavalhada
* Pista de Eventos - Rua Ariovaldo Alves Paz, Bairro Sarandi
* Parque Germânia - Avenida General Barreto Viana, Bairro Chácara das Pedras
* Ecoville, Centro Comunitário - Avenida Ecoville, esquina com Rua Abaeté, Bairro Sarandi
* Ecoville, Porto Seco A - Avenida Willy Eugênio Flech, ao lado do 505, Bairro Sarandi
* Ecoville, Porto Seco B - Avenida Willy Eugênio Fleck, em frente ao 505, Bairro Sarandi
* Ecoville, Canal - Avenida Willy Eugênio Fleck, esquina com Avenida Ecoville, Bairro Sarandi
* Loteamento Lagos de Nova Ipanema - Avenida Edgar Pires de Castro, 2000, Bairro Aberta dos Morros
* Praça Geraldo Zaniratti - Rua Osório Tuyiti de O. Freitas, esquina com Rua João Caetano, Bairro Três Figueiras
* Loteamento Bucovina - Rua Mário Antunes da Silva, junto à praça, Bairro Jardim Botânico
* Loteamento Colinas de São Francisco, Avenida Juca Batista, 2512, final do Beco Vitório Biazeto, Bairro Aberta dos Morros
* Loteamento Caminhos de Belém - Avenida da Serraria, esquina com Rua Olívio Koliver, Bairro Espírito Santo
* Loteamento Hípica Boulevard - Avenida Juca Batista, 4500, Bairro Aberta dos Morros
* Loteamento Moradas da Figueira - Estrada João de Oliveira Remião, 2371, Bairro Lomba do Pinheiro
* Rossi América 1 - Avenida Antônio de Carvalho, 1685, Bairro Agronomia
* Rossi América 2 - Avenida Antônio de Carvalho, 1685, Bairro Agronomia
* Loteamento Moradas do Sul 1 - Bairro Chapéu do Sol
* Loteamento Moradas do Sul 2 - Rua Rudy Thomaz Bolognesi, Bairro Chapéu do Sol
* Residencial Caminhos do Sol - Rua Dr. Walter Winkler, proximidades da Avenida da Serraria, Bairro Guarujá
* Parque Empresarial Condor - Rua Torquato Severo, Bairro Humaitá
* Loteamento Campos do Conde 1 - Beco dos Coqueiros, 200, Bairro Passo das Pedras
* Loteamento Campos do Conde 2 - Beco dos Coqueiros, 200, Bairro Passo das Pedras