A Prefeitura de Porto Alegre vai modificar o edital de licitação dos ônibus para tentar atrair empresas de fora do país à concorrência pública. Além das modificações legais, o município pretende investir em propaganda no exterior para tentar atrair interessadas estrangeiras. Um dos critérios é de que a concorrente já opere o sistema em alguma cidade. O prefeito José Fortunati diz que o Município não pode mais perder tempo com licitações desertas:
"Obviamente, nós queremos ter competidores vindo a Porto Alegre, se for necessário. O que nós não podemos é ficar com uma segunda licitação deserta, terceira deserta e assim por diante. Nós precisamos fometar a competição, uma competição que é favorável à cidade, então quanto mais grupos se apresentarem no próximo edital, melhor para a cidade", ressalta.
O novo edital de licitação, que no mês passado não recebeu propostas, será republicado nos próximos dois meses. O prazo obedece uma determinação judicial com base em ação ajuizada pelo Ministério Público. A Prefeitura pretende efetivar a contratação da empresa vencedora da disputa até o final deste ano; no entanto, o novo sistema licitado só circulará pela Capital na metade de 2015.
Por meio da assessoria de imprensa, a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) diz que irá aguardar a publicação do novo edital para se posicionar em relação à mudança de critérios pela Prefeitura.