A equipe da Polícia Federal (PF) em Caxias do Sul limitou o atendimento a imigrantes para registro de protocolos de refúgio a 20 por dia. A decisão de atender este número, segundo o delegado Noercy Melo, está de acordo com a capacidade média das unidades da Polícia Federal. Conforme o delegado, estavam sendo atendidos em média 65 imigrantes diariamente.
A alta demanda está relacionada ao número de ganeses, que começaram a chegar a Caxias no último dia 2. Noercy avalia que a rapidez na emissão do documento em Caxias estava atraindo imigrantes de outros estados para entrarem com o pedido em Caxias. O protocolo de refúgio permite aos imigrantes obter Carteira de Trabalho e CPF no Brasil.
Nesta quinta-feira (11), 45 ganeses buscaram abrigo no Seminário Aparecida em Caxias do Sul. Segundo o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), cerca de 230 ganeses chegaram a cidade desde a semana passada. A previsão é que eles voltem para os municípios de destino assim que conseguirem o documento com a Polícia Federal.