Um grupo de 50 estivadores do Porto do Rio Grande protesta, pelo segundo dia consecutivo, em frente ao Terminal de Contêineres (Tecon), no distrito industrial da cidade, nesta quinta-feira (17). Segundo os trabalhadores, a empresa decidiu não requisitar mais a estiva para carga e descarga de navios.
Os estivadores - trabalhadores de porto responsáveis por carregar e descarregar cargas de navios permaneceram, na tarde desta quinta, em frente à empresa que, segundo a categoria, estaria utilizando funcionários que não possuem habilitação para a atividade. Até então, o Tecon requisitava trabalhadores vinculados ao Órgão de Gestor de Mão de Obra (OGMO). Na tarde de quarta-feira (16), a direção do Sindicato dos Estivadores contatou a direção da empresa para uma possível negociação, o que não ocorreu. Por isso, a categoria dos estivadores não descarta greve. Caso isso ocorra, as operações do Porto são prejudicadas.
O Tecon movimenta quase 100% de todos os contêineres que chegam até Rio Grande. Em nota, a empresa afirma que está cumprindo todas as normas e legislações vigentes no que diz respeito ao trabalho de todos os envolvidos nas operações do Terminal. Uma nova reunião está marcada para sexta-feira (18), entre a direção do Terminal, o sindicato da categoria e a Superintendência do Porto do Rio Grande.