Em Santiago, a chuva já ultrapassa os 250 milímetros nesse mês, sendo 130 milímetros somente num período de 24 horas entre quarta (23) e quinta-feira (24). Em Caçapava do Sul, o mês de julho também ultrapassa essa marca de 250 milímetros de chuva. Está a nove metros acima do normal o Rio Jaguari, em Jaguari. Isso é 60% da média do mês em um único dia.
Em São Sepé, o rio que dá nome ao município também está nove metros acima do normal. O nível subiu muito, principalmente nessa quinta, entre 10h e 14h. Desde terça-feira (22), choveu 130 milímetros no centro da cidade, mas a medição chegou a 180 milímetros no interior, de acordo com medição registrada por uma cooperativa local. Cinco famílias estão desalojadas. Os bairros mais atingidos são Cristo Rei e São Cristóvão. No interior, de acordo com a prefeitura de São Sepé, há pontes que estão encobertas pela água.
Em Santa Maria, devido ao grande acumulado de chuva dos últimos dias, a Defesa Civil está em alerta. Principalmente na Vila Bilibio, Região Leste da cidade. O órgão esteve com um geólogo e integrantes da Secretaria de Habitação e Meio Ambiente, para verificar a situação da região devido à chuva que afeta o município desde a tarde de quarta-feira (23). Uma fenda de 80 centímetros se abriu na parte mais alta do terreno e há perigo de desmoronamento. Segundo Adelar Vargas, Coordenador da Defesa Civil Municipal, as seis famílias da proximidade não querem sair de suas casas.