Álvaro Andrade
Enviado especial a São Borja
Após percorrer as áreas degradadas pela enchente em Iraí, no extremo Norte Gaúcho, o governador Tarso Genro chegou a São Borja na tarde desta terça-feira (01), para, segundo ele, conhecer de perto os problemas e prestar solidariedade. Ao desembarcar no aeroporto da cidade, o governador descreveu o cenário que encontrou horas mais cedo.
"Em Iraí o cenário de prejuízos materiais são de médio pra pequeno, em comparação com outras catástrofes que já tivemos. Mas o cenário social é dramático, pois esses acontecimentos atingem sempre pessoas de baixa renda, que tem mais dificuldade de se recuperar", avaliou Tarso.
Nesta quarta-feira (2), será realizada reunião no Palácio Piratini, em Porto Alegre, na qual o governo vai receber as demandas dos mais de 70 prefeitos de municípios afetados pelas chuvas da última semana. Posteriormente, as necessidades serão apresentadas ao Ministério da Integração Nacional na quinta-feira (03). "Já podemos colocar a disposição o programa de microcredito e auxiliar na recuperação de estradas, com máquinas e combustível, usando recursos próprios", antecipou.
Uma comitiva de autoridades locais acompanhou Tarso em visitas ao Bairro Itacherê e ao Cais do Porto, as regiões mais afetadas pela inundação. O governador ainda conversou com famílias de desabrigados que foram instaladas em um ginásio municipal.