Somente um quinto dos aeroportos regionais do Rio Grande do Sul, incluídos no Plano Nacional de Aviação Civil, tem previsão de obras para 2015, mas sequer há orçamento do investimento necessário para que as promessas saiam do papel. Na tarde desta quinta-feira (31), a Secretaria Estadual de Infraestrutura confirmou que aeroportos em Rio Grande, Santa Rosa e Passo Fundo serão licitados em 90 dias, via Regime Diferenciado de Contratação, que permite que a mesma empresa faça o projeto executivo e realize a obra.
O Plano Nacional de Aviação Civil reserva R$ 310,8 milhões para as intervenções em 15 aeroportos regionais do Rio Grande do Sul. No entanto, 12 deles ainda passam por estudo de viabilidade, entre os quais os aeroportos de Vila Oliva, em Caxias do Sul, e o 20 de Setembro, na Região Metropolitana, quem não têm previsão de quando serão licitados.
"Ambos têm um grande porte e dependem de uma avaliação mais detalhada. No caso de Caxias, os empresários demandam que seja capaz de operar aviões de carga e o estudo sobre isso está sendo encaminhado. Já o 20 de setembro, ainda passa por uma avaliação sobre a localização, pois precisa uma integração com outros meios de transporte", explicou o secretário de Infraestrutura, João Victor Domingues.
O projeto básico para Rio Grande e Passo Fundo é semelhante. Ambos devem receber infraestrutura capaz de receber aviões de grande porte, com pátio com capacidade para atender até oito aeronaves simultaneamente, além de novo terminal de passageiros. Também terão estacionamento, central de meteorologia e instrumentos que possibilitam operação diurna e noturna. Já em Santa Rosa, a infraestrutura é mais modesta.