A secretaria municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade analisará o projeto do movimento Massa Crítica que sugere a implantação de um sistema cicloviário em Caxias do Sul. O documento, entregue ao titular da pasta, Manoel Marrachinho, na tarde desta terça-feira (20), prevê a criação de espaços destinos às bicicletas em diversas ruas da área central da cidade. Mesmo sem o estudo técnico, Marrachinho adianta que vias como Ernesto Alves e Vinte de Setembro podem receber ciclovias. Já a implantação na Pinheiro Machado e na Sinimbu, ruas que terão corredor duplo de ônibus, é considerada inviável pelo secretário.
"Onde nós vamos implantar corredor duplo a ideia é não incrementar a via com mais este modal, porque nós teríamos dificuldade para achar espaço físico para todos estes fluxos (de ônibus, carros e bicicletas). Mas nós temos várias vias na área central onde não será implantado corredor duplo. Nessas outras vias, a gente tem condições de tecnicamente fazer uma avaliação com maior possibilidade de implantação", explica Marrachinho.
O projeto do Massa Crítica é de 2012 e prevê a implantação de ciclovias com largura de 1,20 a 1,50 metros em ruas da área central da cidade. Para ser protocolado na Câmara de Vereadores, o projeto precisa de pouco mais de 16 mil assinaturas. Até agora, já foram coletadas 5 mil assinaturas. Em abril do ano passado, o mesmo projeto foi apresentado ao prefeito Alceu Barbosa Velho.