O Australian Open já entrou para a história do tênis brasileiro. Com o início da chave principal de simples, marcada para este sábado (11), em Melbourne, o Grand Slam terá a presença de três brasileiros e uma brasileira pela primeira vez em toda a Era Aberta da modalidade.
O número expressivo de brasileiros se tornou possível após as vitórias de João Fonseca e Thiago Monteiro, no qualifying. Os tenistas agora se juntam a Thiago Wild e Bia Haddad Maia, já classificados de acordo com os rankings ATP e WTA, respectivamente.
A Era Aberta do tênis teve início em 1968, quando os torneios Grand Slam passaram a permitir a participação de jogadores profissionais em seus torneios. Antes disso, somente atletas amadores podiam competir em torneios Grand Slam e outros eventos organizados pela ITF, incluindo a Copa Davis.
Além do feito inédito, esta será a melhor campanha do país em 22 anos no torneio. Em 2003, o Brasil teve a presença de cinco atletas na chave de simples masculina: Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, André Sá, Flávio Saretta e Alexandre Simoni. Do quinteto, apenas Guga passou da estreia, mas acabou derrotado pelo tcheco Radek Stepanek, em cinco sets, na segunda rodada.
— Ter um número expressivo de jogadores numa competição desse porte mostra que estamos no caminho certo para desenvolver o nosso esporte. O tênis nacional vem ocupando cada vez mais espaço no mundo e gostaria de parabenizar os atletas, além de desejar um ótimo torneio a todos — comemora Rafael Westrupp, presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Somando as chaves de duplas, juvenis e do tênis em cadeira de rodas, o Brasil terá a presença de 16 tenistas em busca dos títulos australianos.
Confira todos os brasileiros que disputarão o Australian Open:
Simples:
- Bia Haddad Maia
- João Fonseca
- Thiago Wild
- Thiago Monteiro
Duplas:
- Bia Haddad Maia
- Ingrid Martins
- Luisa Stefani
- Marcelo Melo
- Orlando Luz
- Rafael Matos
Juvenil:
- Luis Augusto Miguel
- Nauhany Silva
- Pedro Dietrich
- Victoria Barros
Tênis Cadeira de Rodas:
- Luiz Calixto (Junior)
- Vitoria Miranda (Junior)
- Ymanitu Silva (Quad)