Após ter a fiação elétrica furtada seis vezes na Estrada do Perau, que liga Santa Maria a Itaara, a prefeitura informou que não vai mais recolocar os cabos subterrâneos no local. A afirmação é do secretário de infraestrutura e serviços, Tubias Calil.
De acordo com ele, o pórtico de entrada da cidade pela RS-287, em Camobi, também não receberá iluminação até que uma solução para os roubos de cabos seja encontrada. Neste ponto, o material foi retirado criminosamente pelo menos três vezes. Calil não descarta o retorno à utilização de fiação suspensa para retomar a iluminação nos pontos sob responsabilidade da prefeitura.
Outro local que enfrenta problemas constantes é a Avenida Roraima, que dá acesso à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Entre as rótulas da RS-509 e BR-287 o trecho está às escuras. A fiação foi igualmente furtada por três vezes. A concessionária de energia AES Sul, responsável pela iluminação, afirmou que, dos cabos de sua competência, não há registro de ocorrências a esse respeito.
Até o fechamento desta reportagem, também não havia previsão de retorno da iluminação no trecho.