Cerca de 700 empresários já foram notificados a alterar fachadas desde o início do ano, quando a nova lei de poluição visual começou a ser fiscalizada em Caxias do Sul.
Dentre todas as notificações emitidas no quadrilátero central, 242 processos já foram abertos para regularização. Outros 200 tinham vencimento programado para abril e não protocolaram o projeto de alteração das placas, o que gera multas. Apesar disso, a lei prevê 20 dias de prazo para recurso. As multas começaram a ser aplicadas em 1º de abril.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Adivandro Rech, cerca de 40% dos notificados que não entraram com o processo em 90 dias e não recorreram no prazo estipulado receberam multa. O número exato, no entanto, ainda não foi contabilizado pela secretaria.
Na tarde de segunda-feira (12), uma reunião esclareceu dúvidas a empresários sobre as exigências da lei. Muitos fizeram pedidos de alteração, a fim de flexibilizar as regras. Conforme Adivandro, no entanto, não há perspectivas de mudanças. A fiscalização deve se estender, aos poucos, do centro aos bairros.
Gaúcha
Lei de poluição visual já resultou em 700 notificações em Caxias do Sul
Fiscalização começou no início do ano. Em abril foram aplicadas as primeiras multas
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: