Duas revendas de gás de cozinha foram interditadas na Serra, durante uma operação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em conjunto com o Inmetro e com Delegacia do Consumidor da Polícia Civil, que começou na segunda-feira (12). Os estabelecimentos, que ficam em Caxias do Sul e Farroupilha, descumpriam normas de segurança.
Em Farroupilha, a fiação elétrica estava irregular. Em Caxias do Sul, recipientes que continham os produtos e extintores de incêndio estavam em desacordo com a legislação. Segundo o coordenador do escritório regional Sul da ANP, Edson Silva, as situações colocavam em perigo os consumidores. "Por não manter elementos de segurança que são definidos nas normas da ANP e, por consequência, trazendo ameaça para o empreendimento, para o entorno e para o consumidor que frequenta aqueles estabelecimentos", diz.
A ANP não informou o nome dos estabelecimentos interditados. Também estão sendo fiscalizados postos de combustível. Está previsto que a operação prossiga até sexta-feira (16), mas o prazo pode ser ampliado. Além de Caxias do Sul e Farroupilha, estão sendo fiscalizados estabelecimentos de Carlos Barbosa, Antônio Prado, Bento Gonçalves e São Marcos.