Uma feira que não pede nada em troca. Um mercado livre que busca o consumo consciente. Assim é a Gratifeira: você leva um produto que não usa mais e pode ser útil para outra pessoa. E leva para casa, se quiser, algo que tenha utilidade para você, sem necessidade de troca.
O conceito surgiu no Uruguai e se espalhou por países como Espanha e França. Em Caxias do Sul já foram realizadas três feiras, que reuniram artigos como livros, roupas, bijuteria, DVDs, calçados e brinquedos. A próxima edição ocorre no domingo, dia 25, no Parque dos Macaquinhos, a partir das 10h.
Uma das responsáveis pela feira em Caxias, Grasiela Rosa, da ONG Pachamama, explica que a ação não tem caráter social. É, segundo ela, uma atividade que tem a intenção de mudar o comportamento consumista da sociedade:
"Não é uma feira de caridade. É uma feira de pessoas comuns que simplesmente optaram, ao invés de comprar ou jogar no lixo, dar um destino melhor para as coisas. O objetivo é reduzir o consumo."
Além de Caxias, cidades como Pelotas, Capão do Leão, Curitiba e Piracicaba realizam a Gratifeira. Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo e-mail gratifeira.caxias@hotmail.com.
O "Boa ideia" estreou nesta segunda-feira (19). O quadro é veiculado uma vez por semana, no programa Gaúcha Hoje na Gaúcha Serra.
Escute a íntegra da reportagem: