O vendaval que atingiu o norte do Estado, no sábado passado, ainda deixa pelo menos 125 famílias fora de casa nos municípios de Tapejara e Erebango. Os dois foram os mais atingidos pelas rajadas de vento de mais de 200 km/h. Uma semana depois, as cidades ainda tentam reconstruir as casas, ginásios e comércio destruídos. Segundo levantamento da Defesa Civil, somente em Tapejara 70 residências estão completamente comprometidas e terão de ser reconstruídas.
Enquanto isso, alguns moradores estão na casa de parentes e outros foram encaminhados para aluguel social. Segundo o coordenador da Regional de Defesa Civil de Passo Fundo, capitão Ney da Câmara Neto, o maior problema, no entanto, está em Erebango onde as famílias não têm para onde ir.
"Em Erebango, por ser um município pequeno, não há residências para serem oferecidas para o alguel social. As pessoas que perderam a casa na totalidade precisarão ficar na casa de amigos até que as suas casas sejam reconstruídas", avalia Neto
A gravidade da situação levou o governador Tarso Genro a visitar região neste sábado. Tarso passou por Tapejara e está a caminho de Erebango.
Na terça-feira (22) prefeitos das duas cidades e dos municípios de Trindade do Sul e Três Palmeiras se reúnem com o governador no Palácio Piratini para definir como será a liberação de crédito para a reconstrução das residências destruídas. Na quarta, os prefeitos viajam para Brasília para um encontro no Ministério da Integração Nacional. Com prejuízos que ultrapassam os R$ 20 milhões, os quatro municípios estão em situação de emergência.