A ONG Renascer da Esperança, que atende crianças e adolescentes pobres na Restinga Nova, em Porto Alegre, foi arrombada duas vezes neste final de semana. Os furtos aconteceram na madrugada de sábado e de domingo. Nas duas ocasiões, os assaltantes entraram pelo telhado do prédio e levaram a maior parte dos alimentos e uma televisão.
A instituição provê pelo menos duas refeições diárias para 380 jovens. Depois dos furtos, a Renascer divulgou o ocorrido nas redes sociais pedindo alimentos. Ainda no domingo, chegaram doações que possibilitaram que a ONG funcionasse normalmente nesta segunda-feira.
- Eles pensam que a Renascer tem mantenedor, que o governo federal coloca dinheiro aqui dentro, mas nós não temos isso. A ONG não tem esse dinheiro - desabafa Rozeli da Silva, presidente da ONG.
Ela conta que ao ficar sabendo do arrombamento da madrugada de sábado, chamou a Brigada Militar para fazer a ocorrência e mandou consertar o telhado. No dia seguinte, encontraram o forro quebrado novamente e mais objetos faltando. Rozeli ainda não registrou a ocorrência do segundo furto, pois, segundo ela, a delegacia estava fechada no domingo.
Após um assalto em novembro de 2013, a organização arrecadou dinheiro para colocar grades no prédio, mas não possui seguranças ou câmeras internas.