Misto de encenação teatral e celebração litúrgica dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, a 55ª Via Sacra do Morro da Cruz deverá reunir milhares de pessoas nesta sexta-feira, na Capital.
A procissão deste ano tem significado especial para o deputado estadual Aldacir Oliboni, que interpreta o papel principal há 33 anos - a mesma idade que Jesus tinha quando foi crucificado, segundo a tradição bíblica.
Oliboni admira as transformações do evento desde a primeira vez em que subiu as vielas do morro com uma cruz de madeira nas costas. A principal, destaca, ocorreu na infraestrutura do bairro, que ganhou ruas pavimentadas e deixou de ser conhecido como território do tráfico.
A Via Sacra também entrou para o calendário oficial da cidade e do Estado por meio de projeto de lei do próprio Oliboni, sancionado pelo governador Tarso Genro em junho do ano passado.
Na preparação para o trajeto de mais de um quilômetro morro acima, o ator-deputado de 57 anos faz caminhadas de duas a três vezes por semana e controla a dieta nas semanas que antecedem a Sexta-Feira Santa. Planos de passar a cruz adiante?
- Isso fica a critério da coordenação. Já manifestei a ideia de preparar outra pessoa e me disseram: De jeito nenhum! - brinca, mas ressalta que é preciso começar a pensar em outro ator para o papel.
A procissão deste ano também terá novidades no roteiro e no elenco. O diretor artístico, Camilo de Lelis, antecipa algumas: um mágico interpretando o Diabo e fazendo truques para tentar seduzir Jesus e um anjo caracterizado como clown que tocará acordeom e cantará, em tom de lamento, a Ave-Maria em uma das estações mais dramáticas da Via Sacra.
A procissão na Capital
Local
- Início no Santuário São José de Murialdo - Rua Vidal de Negreiros, 550, bairro Partenon.
Como chegar
- Ônibus: linha 344 - Santa Maria
- Opção: tomar uma das linhas que passam pela Avenida Bento Gonçalves. Nesse caso, o melhor é descer na Estação Cristiano Fischer. As linhas T2, T4 e T11 também circulam pela região.
Horários*
- 14h30min - Celebração da Paixão, dentro da igreja.
- 15h30min - Bênção da macela e início da encenação em frente à igreja.
- 16h30min - Início da procissão pela Rua Santo Alfredo.
- 18h - Crucificação e encerramento no alto do Morro da Cruz.
*São horários aproximados porque podem variar de acordo com o número de pessoas