Mais de cem famílias seguem desalojadas devido ao temporal e ao forte vendaval que atingiu o norte gaúcho no último sábado (12). Segundo o coordenador regional da Defesa Civil de Passo Fundo, Capitão Ney Câmara Neto, Tapejara é a cidade com mais pessoas fora de casa. Na cidade ainda há 150 residências sem energia elétrica, conforme último balanço da Mux Energia. O serviço deve ser normalizado até o meio-dia de quarta-feira (16).
Os municípios de Erebango e Tapejara já enviaram à Defesa Civil o decreto de situação de emergência e aguardam a homologação do Estado. Já os municípios de Três Palmeiras, Trindade do Sul e Lajeado do Bugre ainda trabalham no levantamento dos estragos e na elaboração dos decretos que devem ser encaminhados ainda nesta semana.
Nesta terça-feira, mais de 2,7 alunos seguem sem aula, por causa dos estragos nas escolas. Somente em Trindade do Sul, são 1,5 mil estudantes afetados. A previsão do município é que somente na próxima terça-feira (22) as aulas sejam retomadas.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, oito famílias da comunidade de Linha Nova, interior de Três Palmeiras, estão com dificuldades no acesso à zona urbana do município. As pontes que fazem a ligação da zona rural ao centro da cidade estão interditadas devido a problemas nas estruturas. Ainda não há previsão para liberação do acesso.