Filhotes de pinguins estão prontos para enfrentar o inverno. Os animais passam por um processo de troca de penas uma vez por ano, o que deixa a ave mais esbelta.
Em Gramado, na Serra Gaúcha, o Gramadozoo confirmou a troca das penas dos filhotes de pinguins, mas exclarece que os mais velhos ainda não fizeram essa renovação.
- Todos os outros estão prontos. Observamos que os pais cuidaram dos filhotes e, depois, iniciaram a renovação. O pai está terminando e mãe deve iniciar em breve - afirma a técnica em veterinária Christina Regina Capalbo.
A renovação das penas leva, em média, quatro semanas. Durante esse período as aves ficam sem comer e não entram na água. Para que possam aguentar esse tempo, os pinguins ficam mais inchados porque armazenam gordura antes de começar a mudança, conforme Christina.
A técnica em veterinária ainda relata que os animais podem ter uma baixa na imunidade nesse período, por isso, receberam suplementação alimentar e medicação em preparação para a fase de troca.
- Sem a proteção das penas, eles ficam mais suscetíveis ao frio. Além de renovar as penas, a troca é uma preparação para aguentar o inverno - adverte.
Filhote durante o período de troca de penas
Foto: Halder Ramos/Divulgação