A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) promete publicar o edital de licitação para o rastreamento da frota de táxis de Porto Alegre na segunda semana de janeiro. Inicialmente previsto para o dia 15 de novembro, o lançamento do processo licitatório já havia sido adiado para 15 de dezembro de 2013.
O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, explica que a aprovação da Lei Geral dos Táxis, na última quinta-feira (19), dá base legal para a iniciativa. Com isso, os primeiros equipamentos GPS deverão ser instalados em abril de 2014 nos táxis da Capital.
"A nossa expectativa é que até o final de março a gente possa assinar o contrato com a empresa vencedora para instalar o GPS em toda a frota de táxi e chegar na Copa do Mundo senão com a totalidade, mas com a maioria da frota com o sistema de rastreamento instalado", explicou.
Benefícios do rastreamento
Segundo Capellari, o rastreamento da frota possibilitará que a EPTC saiba o posicionamento dos veículos 24 horas. Com o sistema, será possível saber, por exemplo, por quanto tempo o taxímetro operou, esclarecendo se os veículos estão na rua. A falta de táxis em feriados, como Natal, além de dias de chuva, por exemplo, é uma reclamação constante de usuários. De acordo com Capellari, o maior índice de reclamações sobre a falta de veículos ocorre na noite e na madrugada.
O diretor-presidente da EPTC destaca, ainda, que com o sistema de rastreamento via GPS, será possível identificar denúncias de serviços mal prestados e também de cobranças indevidas, como ocorreu durante o Mundial Master de Atletismo. Nos casos em que um passageiro esquecer um objeto pessoal dentro de um veículo, poderá acionar a EPTC para identificar o carro e recuperar o pertence.
Bandeira dois
A partir do ano que vem, os táxis de Porto Alegre terão bandeira dois a partir das 20h, que, atualmente, é utilizado a partir das 22h. A medida será uma espécie de compensação aos taxistas pelo custo mensal pela locação do equipamento.
Frota de táxis na Capital
Atualmente, Porto Alegre tem uma frota de 3.922 táxis. Com o lançamento do edital para os veículos, acessíveis, a projeção da EPTC é que a frota seja ampliada em 85 a 110 novos táxis.