O promotor de justiça de Eldorado do Sul, Plínio Castanho Dutra, garantiu que o Ministério Público vai pedir a internação dos jovens que atearam fogo na Escola Municipal de Ensino Fundamental La Hire Guerra. Segundo ele, o pedido será feito mesmo que a Polícia Civil não solicite a medida. Plínio Castanho Dutra afirma que o pedido será feito por causa da gravidade dos fatos. Ele teme que a falta de punição dos responsáveis incentive atos desse tipo.
"O que aconteceu foi muito grave. A escola e, principalmente a banda, eram instrumentos de união da comunidade. É preciso que medidas corretas sejam tomadas para que novos atos desse tipo não voltem a acontecer."
Quem investiga o caso é a Delegacia de Polícia de Eldorado do Sul, que solicitou novos depoimentos dos jovens, mas não confirmou se o pedido de internação provisória já foi encaminhado ao Judiciário.
Até o momento, quatro jovens foram identificados como envolvidos no incêndio. Dois deles, um de 14 e outro de 16 anos, confessaram a autoria do crime. Eles atearam fogo na escola na madrugada de segunda-feira. Dez salas foram danificadas e os 700 alunos estão sem aula. As atividades serão retomadas somente na próxima segunda-feira, com turnos reduzidos durante a manhã e tarde.