Uma barreira interna precisa ser encarada e ultrapassada no caminho para a aquisição plena de um novo idioma: a inibição. Mais circunstancial, quando tem a ver com a idade do aluno e sua maturidade, ou mais intrínseca, quando própria da personalidade de cada um, a timidez pode atrapalhar o aprendizado, tornando-o no mínimo mais lento. Quem tem um perfil perfeccionista tende a se encolher, evitando a conversação, por conta do medo de errar.
- Um idioma se constrói por meio de trocas e da construção social. Quanto menos o aluno se expõe, menores as chances de viver essas experiências. O tímido deve saber que só se aprende errando, sem medo de se expor. É um exercício de superação - aconselha Henry Lorencena, professor de espanhol.
> Leia mais
Veja cinco conselhos que ajudam na escolha de um curso de idioma
Estudantes falam sobre a influência do aprendizado de um idioma em projetos de vida
Como valorizar oportunidades de aprendizado fora da sala de aula
Estudar línguas no Exterior exige organizar-se com antecedência
Na sala de aula, é comum encontrar alunos assim. E os professores compreendem, até por identificação, como é o caso da professora Rosa Maria Graça, de francês:
- Como aluna que já fui e sendo tímida, vejo que a questão está mais relacionada à autoestima. Se o aluno é reservado na sua língua materna, no geral ele também o será na língua estrangeira. Na minha experiência, vejo que a autoconfiança, acreditar que pode aprender, é o mais importante.
Antônio de Ruggiero usa sua experiência como aprendiz para gerar empatia com seus estudantes de italiano, deixando-os mais relaxados com o desafio:
- Costumo contar minha relação com a língua estrangeira mostrando que até o professor já passou por situações difíceis e teve de enfrentar a timidez. Acontece com todo mundo que se expõe a aprender outra língua - minimiza.
Ninguém nasce sabendo, é o que lembra a professora da japonês Tomoko Gaudioso. Ela aposta na perseverança.
- A melhor maneira é tentar falar com o que sabe do idioma. Geralmente quem deseja aprender a língua acaba conseguindo, independentemente de ser tímido ou não. Tem de gostar da língua e da cultura - aconselha.
Dica ZH
Vamos lá, coragem!
> Todos iguais
Na sala de aula, todos estão na mesma situação: querem aprender algo que não sabem. Portanto, aproveite as oportunidades, não passe sua vez nem deixe para um próximo momento vez aquela dúvida ou chance para ser ouvido - e testado.
> É a hora de errar
É durante a aprendizagem que se deve errar, nas práticas orais com os seus colegas. O erro é fundamental, pois é a partir dele que o professor poderá direcionar seus programas de ensino, com o objetivo de fazer com que os alunos superem suas deficiências.
> Respire fundo
Entendeu a questão no outro idioma? Ótimo. Resista ao caminho fácil, saia da zona de conforto e não responda em português. Peça um tempo, se necessário, respire fundo, relaxe, reúna os termos a ver com a resposta e arrisque.
> Trace um plano
Estabeleça metas, como: "Na próxima aula, não vou esperar o professor me chamar, mas vou me voluntariar para falar" ou "Vou me expor pelo menos X vezes a cada encontro".
> Busque o prazer
Mantenha-se aberto a experiências novas. Crie-as. Um outro idioma é um mundo novo, que vai além dos exercícios gramaticais. Puxe pelo professor também: pergunte sobre temas do seu interesse naquela cultura.
> Puxe a brasa para o seu lado
Identifique suas habilidades naquela língua e explore, para compensar qualquer falha por timidez.
> Inseguro? Estude
Persista e dedique-se: a segurança será conquistada pelo conhecimento. Quanto mais intimidade se tem com o idioma, mais condições se terá para enfrentar o inesperado que ocorre em situações de interação com outras pessoas.
> Dê-se um tempo
Tenha paciência. O aprendizado precisa passar por uma maturação, respeite o seu próprio ritmo. Não se compare com o melhor da turma. Com certeza, há algum aspecto em que também ele não acerta sempre.
> Ensaie
Treine em casa. Leia uma frase e depois a repita, em voz alta, olhando-se no espelho. Ou diante de um amigo que sabe o idioma.
> Afinal, por que você está ali?
É mais saudável para o aprendizado tentar usar ao máximo o idioma, mesmo que com pronúncia ruim ou algum erro de gramática, que será pontuado pelo professor, do que se negar a tentar. O importante é a disposição de se comunicar.
PROFESSORES E AMBIENTE PODEM COLOBORAR
> O aluno tímido talvez precise de um tempo. Ele deve ir ganhando confiança e ver o professor e os colegas como parceiros. Deve-se criar situações confortáveis e valorizar seus acertos, nunca expondo-o contra a sua vontade.
> Às vezes, o tímido pode se expressar mais facilmente por meio da escrita, então isso pode ser valorizado, como estímulo. A partir disso, ele ganha confiança para se expressar oralmente.
> É importante facilitar a socialização desse aluno com os seus colegas, para que ele perceba que todos numa sala de aula de línguas devem colaborar para a aprendizagem - e não competir.
> Alunos muito corrigidos no início de seus estudos podem se intimidar. Há várias formas de fazer correção, e o professor deve fazer isso de forma a preservar sua autoconfiança.
> Elogiar os acertos é uma atitude produtiva que incentiva a vontade de continuar a tarefa. É necessário estímulo para que não haja o medo de errar.
> Uma aula descontraída, com bom humor, restringe os espaços para a timidez e cria um ambiente de igualdade entre os alunos.
> O vocabulário pode ser introduzido por meio de interesses que fazem parte da vida dos estudantes. No momento em que um aluno tímido fala de algo que ele tem domínio, a vergonha desaparece.
> Quando a timidez for uma característica da pessoa, precisa ser respeitada.
QUIZ ONLINE
ZH propõe questões em inglês, espanhol, francês, alemão e italiano para você testar o seu conhecimento nos idiomas. As situações hipotéticas foram sugeridas aos professores pela reportagem. Alguns deles fizeram ajustes, procurando colocar em teste dúvidas comuns. Outros lembram que interagir de forma adequada em outro país vai além do conhecimento de gramática. Implica conhecer os costumes daquela cultura.
Faça o teste e veja como está seu conhecimento na língua desejada