> Plano de Prevenção Contra Incêndio do Mercado Público está vencido há seis anos
> Comandante dos Bombeiros responde questionamentos sobre ação no Mercado
> Fortunati conversará com a presidente da República sobre restauração do Mercado
> Confira a evolução do Mercado Público, desde sua construção até hoje
> Participe: o que o Mercado representa para você?
Após ouvir o barulho da sirene do Corpo de Bombeiros que Auber Lopes de Almeida, 46 anos, morador da Rua Fernando Machado, esquina com a Avenida Borges de Medeiros, no centro de Porto Alegre, abriu sua janela e viu um clarão vindo da direção do Mercado Público. Acompanhando as notícias sobre o fogo que consumia o prédio, ele, Carlos Hoffmann, Márcia Barros e Valter Cruz tiveram a mesma ideia, de que era necessário mobilizar amigos e conhecidos para mostrar a importância do Mercado Público para a cidade.
Assim, criaram pelo Facebook o evento "VAMOS ABRAÇAR O MERCADO PÚBLICO!", marcado para a sexta-feira.
- Soube, por uma amiga jornalista, da ideia. A melhor maneira era criar o evento via Facebook, para reunir o pessoal. Gostaríamos que o prefeito participasse, até para termos o compromisso de que ele está buscando recursos para a recuperação do mercado o quanto antes - relatou Almeida.
- O Mercado Público é um lugar por onde todo porto-alegrense passa um dia. Tem de tudo. Queremos mostrar que a população está preocupada com o prédio, que é um dos símbolos da cidade. A ideia não é manifestação política e sim não esquecer um patrimônio da nossa cidade - complementa Valter Cruz, 40 anos, corretor de imóveis.
Os organizadores pensaram inicialmente em marcar o abraço simbólico para segunda-feira, mas, como não sabem como estará o acesso ao local nesse dia, preferiram fixar a data na sexta-feira, às 19h.
Hoffmann, 31 anos, administrador e professor criou ainda a comunidade Volta Mercado para "pensarmos, mobilizarmos e criarmos ações cidadãs (apartidárias, horizontais e impessoais) para fazermos o nosso mercado logo voltar", incentivando o uso da hashtag #VoltaMercado:
- Criei esse nome e causa para ilustrar a co-criação de um novo Mercado Público a partir do fato negativo que aconteceu. A ideia é que os cidadãos se apropriem ainda mais do Mercado e façam dele ainda melhor, mais seguro e mais cidadão. O #VoltaMercado deseja abarcar as ações para que isto aconteça.
Dentre as ações, está o abraço coletivo de sexta-feira.
- Mas pensamos que podemos ir além disso, a seu tempo. Convido todos a participarem, para construirmos juntos essa causa - incentiva Hoffmann.