Há dois anos, uma fabricante gaúcha de refrigerantes ganhou destaque nacional e internacional. Sua característica latinha de guaraná verde decorada com letras vermelhas foi fotografada nas mãos do superastro do futebol David Beckham na saída de um restaurante brasileiro na Califórnia (EUA), e se tornou viral a ponto de figurar nos assuntos mais comentados no Twitter. O marketing foi um sucesso, mas totalmente involuntário, garante a Fruki.
Sentado em sua sala, com vista para a BR-386, em Lajeado, o diretor-presidente da empresa tomou conhecimento da foto por e-mail, enviado por uma consumidora. Surpreso, Nelson Eggers conta que, sorrindo, pensou:
- Esse cara tem bom gosto.
Mesmo depois da repercussão positiva da foto e com quase nove décadas de história, a Fruki continua vendendo seus produtos exclusivamente no Rio Grande do Sul.
Fundada em 1924, em Arroio do Meio, no Vale do Taquari, a empresa é administrada até hoje por herdeiros do fundador Emílio Kirst. Atualmente, é o neto Nelson Eggers, 75 anos, quem comanda o empreendimento com mais de 900 funcionários distribuídos em cinco municípios gaúchos.
Quando surgiu, na década de 1920, a então Kirst & Companhia fabricava somente cervejas. Conforme Eggers, era comum, na época, a produção da bebida de forma artesanal na região, onde havia muitas cervejarias. No entanto, a entrada de grandes empresas tornou inviável a competitividade no setor, e o avô decidiu diversificar os negócios. A empresa incluiu produtos como cachaça, vinho, vinagre, aperitivos, xarope e refrigerante. Com o passar dos anos, no entanto, os empresários decidiram focar os negócios.
- A venda de refrigerante estava dando certo. Foi a aposta na década de 1940 e continua sendo nosso carro-chefe até hoje - conta Eggers.
Vídeo: confira a receita de Nelson Eggers para o Rio Grande dar certo
Na história da empresa, o diretor-presidente aponta uma data e três fatos marcantes. Segundo Eggers, a transferência da fábrica para Lajeado, a nova formulação dos produtos e o lançamento da marca Fruki foram momentos de inflexão.
O curioso, na época, foi a escolha da nova marca. O nome que hoje significa a soma de "fru", de frutas, base dos refrigerantes, e "ki", de Kirst, o sobrenome do fundador, foi sugerido por uma agência de publicidade.
A marca pegou. Tanto é que a pesquisa da empresa especializada em mercado Nielsen relativa a 2012, a Fruki aparece em terceiro lugar na venda de refrigerante no Estado, com 13% de participação, atrás da líder Coca-Cola e da Ambev. Em guaranás, a bebida gaúcha é a líder de vendas.
Sem consumidores sem sair do Estado
Uma das estratégias de mercado adotadas pela Fruki é oferecer o produto por um preço mais baixo do que as marcas mais famosas. No entanto, esse posicionamento reduz a margem de lucro em cada produto.
- Como ganhamos pouco, menos de R$ 0,10 em cada lata, fica inviável levar o produto a outros Estados. O custo com transporte e logística consumiria o lucro - diz Nelson Eggers.
O outro motivo, segundo o presidente, é que o mercado de refrigerantes, água e suplementos energéticos tem "muito a ser conquistado" no Estado. Para abocanhar esse espaço, a empresa tem 900 trabalhadores e atende a 30 mil clientes, que são visitados uma vez por semana.
Embora Eggers não admita o interesse de expandir a venda dos produtos Fruki para fora do Rio Grande, a marca já foi registrada na maioria dos países sul-americanos. O empresário conta que contêineres da bebida são enviados até os EUA, para os gaúchos com saudades da Fruki.
Para ampliar o faturamento, a empresa prevê investir R$ 95 milhões. Cerca de R$ 20 milhões desse total já foram aplicados no novo centro de distribuição, em Canoas, na Região Metropolitana. Outros R$ 15 milhões estão sendo investidos na modernização da fábrica de Lajeado.
Mas a menina dos olhos da Fruki, com valor estimado em R$ 60 milhões, é a nova fábrica de sucos, chás, isotônicos, vitaminas funcionais e bebidas à base de soja. O investimento, previsto para 2014, é disputado por mais de 50 municípios gaúchos.
O perfil
Ano de fundação: 1924
Descrição: produz refrigerantes Fruki, suplementos energéticos Frukito e a água mineral Água da Pedra
Número de funcionários: cerca de 900
Número de clientes: 30 mil
Unidades: matriz, centro de distribuição e parque industrial em Lajeado e centros de distribuição em Santo Ângelo, Farroupilha, Pelotas e Canoas
Produção: 300 milhões de litros de bebida por ano
Faturamento em 2012: empresa não revela
Estimativa para 2013: crescimento de 15% do que foi faturado em 2012
Previsão de expansão: crescimento anual de 5% até 2018