Ana Paula Soares de Almeida, 21 anos, a jovem de Três de Maio que se comunica com o mundo piscando os olhos já tem data certa para começar seu tratamento no Instituto do Cérebro da PUC, em Porto Alegre: dia 9 de julho.
E uma outra grande notícia vem acompanhada deste anúncio. Junto à equipe médica do Instituto, profissionais de Seattle, nos Estados Unidos, também vão acompanhar o tratamento da jovem.
O contato com a PUC foi feito pelo deputado federal Osmar Terra e pela cantora porto-alegrense Graça Garcia. Após Zero Hora contar a história da jovem, no último dia 12.
A família está a cada dia mais empolgada e apreensiva pelo início do tratamento. A notícia do tratamento foi motivo de festa na casa de Ana Paula.
- A Ana não parou de sorrir desde que a gente recebeu a notícia. Não tem dor, não tem nada - comemora a mãe, Marli Erpich
Além de Ana Paula, seu irmão mais velho, que tem paralisia cerebral, também será avaliado pela equipe médica da PUC. Quando estiver na Capital Gaúcha, uma equipe da empresa Ortobrás vai niciar o processo de adaptação da menina a uma cadeira de rodas especial, com um computador acoplado. O objetivo é que a jovem possa se comunicar e locomover com mais facilidade.
Entenda o caso
- Em agosto de 2012, Ana Paula Soares de Almeida sentiu uma forte dor de cabeça. Depois de ter uma convulsão, ela ficou internada por 49 dias no Hospital São Vicente de Paulo, em Três de Maio. A maior parte do tempo na Unidade de Terapia Intensiva.
- Ela foi diagnosticada com Romboencefalite Criptogênica, uma doença considerada rara, que é uma inflamação no tronco cerebral de origem difícil de identificar. Ana Paula ficou com sequelas: tem movimentos limitados em todo o corpo e precisa de ajuda para executar todas as tarefas.
- No último dia 16 de maio, Ana Paula publicou uma carta na internet, contando a sua história e pedindo ajuda. Com 998 caracteres, o texto levou três dias para ser escrito utilizando o alfabeto ESARIN. O recurso funciona com um cerrar de pálpebras a cada vez que lhe exibem a letra certa em um quadro.
- Os apelos da jovem repercutiram na internet e comoveram a comunidade de Três de Maio, motivando a criação da Missão Ana Paula, um grupo no Facebook com mais de mil membros. Algumas postagens chegam a ter 500 comentários e 12 mil curtidas.