A ponte internacional que liga Uruguaina a cidade argentina de Passo de Los Libres, pelo Rio Uruguai, teve o trânsito liberado neste sábado por volta das 10h, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Desde quinta-feira, o local havia sido interditado por rompimento de adutora no país vizinho.
O cano que abastece Passo de Los Libres, teria estourado com a pressão da água e o grande volume que jorrou teria levado o aterro da cabeceira da ponte rio abaixo, prejudicando a camada asfáltica. A estimativa inicial para conserto era que a ponte fosse liberada somente no domingo, mas os trabalhos puderam ser concluídos antes do previsto.
Segundo a PRF, não há indícios de que a estrutura da ponte tenha sido danficada e que haja riscos da estrutura ceder. A travessia entre os países, durante o período de interdição, podia ser feita apenas a pé, em horários regulados. Com reestabelecimento da conexão, o grande fluxo de veículos entre os países - estima-se que a média diária de caminhões que realizam a travessia varie entre 600 e 700 - volta a ocorrer.