- Manhê, deixa eu andar de balanço! Deeeeixa - grita o pequeno Zaqueu, 4 anos, para Adriana Nunes, 30.
A frase poderia ser encaixada facilmente em um parquinho. Mas não. Ela é gritada no meio do Centro de Pelotas, em uma parada de ônibus. Ali, entre a confusão dos automóveis e do comércio, foi o local escolhido nesta terça-feira por um grupo para fazer uma intervenção urbana. No banco que Zaqueu se diverte enquanto a mãe aguarda o coletivo, está escrito "Esperar pode ser mais divertido".
- Nossa ideia é mostrar que pequenas coisas do dia a dia podem gerar alegria e consequentemente saúde - explica uma das organizadoras, Fernanda Terra.
O projeto, chamado justamente de "Alegria gera Saúde", consiste em fazer uma série de ações que chamem a atenção da população. Colocar cinco balanços em paradas de ônibus aleatórias na cidade é a primeira delas. A iniciativa começou na semana passada, ganhou as redes sociais nesta semana com uma fanpage do projeto e um vídeo dos balanços.
A ação é coordenada por um grupo independente de oito pessoas, reunidas pelo interesse social e pelo local de trabalho, mas sem próposito comercial, "queremos vender uma ideia, um conceito", garante Fernanda. Ideia essa que não é comprada apenas pela criançada.
A dona de casa Leny Morais da Silva, 51 anos, resolveu se sentar:
- Os ônibus demoram tanto que só assim mesmo para descansar as pernas - diz ela, aproveitando para reivindicar o direito de um transporte público de qualidade.
A maior parte dos adultos olha com curiosidade, mas não se atreve muito a utilizar o balanço. Já as crianças...
- Vamos, filho, o ônibus chegou - alerta Adriana.
E Zaqueu lá se vai fazendo manha:
- Nããão... Mas, mas, mas... Não dá pra levar?
Não, não dá. Mas para os moradores de Pelotas, fiquem atentos: até junho os objetos devem ser trocados de paradas de ônibus a cada dia para depois serem doados de forma definitiva para certos pontos que ainda serão escolhidos.
Veja a reação dos moradores de Pelotas em vídeo:
Espera com diversão
Balanços em paradas de ônibus surpreendem moradores de Pelotas
"Alegria gera saúde" é o nome do projeto criado por um grupo sem propósito comercial
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: