A atriz Angelina Jolie anunciou nesta terça-feira que passou por uma dupla mastectomia preventiva. Em um editorial publicado pelo New York Times, a vencedora do Oscar, de 37 anos e mãe de seis filhos, explicou que decidiu fazer a cirurgia após descobrir que é portadora do gene BRCA1, que aumenta drasticamente o risco de câncer de mama e nos ovários.
De acordo com a BBC, Jolie afirmou que médicos estimaram em 87% as chances da atriz desenvolver câncer de mama e em 50% o risco dela sofrer de câncer nos ovários. Ela teria começado em fevereiro o processo que terminou em abril. Após a cirurgia, estima-se que o risco dela desenvolver câncer de mama tenha caído para 5%.
"Não me sinto menos mulher", diz Angelina Jolie sobre mastectomia
Fotos: famosas que tiveram câncer de mama
Depois da morte de sua mãe, Marcheline Bertran, que lutou contra o câncer nos ovários por 10 anos e morreu em 2007 aos 56 anos, Angelina Jolie procurou evitar que os filhos passassem pela mesma dor que ela vivenciou.
- Eu decidi ser proativa e minimizar o risco tanto quanto possível - afirmou a premiada atriz.
Ela espera que seu relato sirva para incentivar mulheres a procurar orientação médica e entender suas opções, especialmente aquelas que têm histórico familiar de câncer mamário.
Angelina Jolie tem três filhos biológicos e três adotivos com o ator Brad Pitt. Ela também é ativista de causas humanitárias e embaixadora das Nações Unidas.