Está internado no Centro de Tratamento Intensivo da Emergência do Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, o funcionário da John Deere que ficou gravemente ferido após explosão na unidade de Horizontina, no noroeste do Estado, na noite de sexta-feira.
Eloi Lavandoski, 43 anos, que teve queimaduras em 80% do corpo, está em estado grave. Ainda neste sábado, ele deverá ser transferido para o CTI geral do hospital. Funcionário da empresa há 17 anos, ele foi atingido por uma explosão em um tambor com solvente, no setor de pinturas da empresa.
Após a explosão, Levandoski foi atendido no hospital em Horizontina e depois encaminhado a Passo Fundo, devido a gravidade dos ferimentos.
Segundo o Corpo de Bombeiros do município, o incêndio aconteceu por volta das 23h15min e, quando a corporação chegou ao local, o fogo já havia sido extinto pelo sistema de combate particular com sprinklers (chuveiros automáticos).
Na manhã deste sábado, a John Deere se manifestou sobre o caso por meio de uma nota:
"A John Deere lamenta profundamente o acidente ocorrido na noite desta sexta-feira, 19 de abril, por volta das 23h30, em sua fábrica de colheitadeiras e plantadeiras em Horizontina (RS), quando uma explosão no setor de pinturas deixou um funcionário gravemente ferido. A vítima foi transferida para um hospital em Passo Fundo e, segundo os últimos boletins médicos, seu quadro é considerado grave, porém estável.
O funcionário acidentado é um profissional experiente, com 17 anos de carreira na John Deere, tendo cumprido dezenas de horas de treinamentos de segurança e qualificação profissional. Sob os valores de integridade, qualidade, comprometimento e inovação, a John Deere aplica rígidas normas de segurança no ambiente de trabalho, além de zelar pela constante manutenção do seu espaço fabril.
É a primeira vez que um acidente desta natureza ocorre em Horizontina. Durante toda a madrugada, peritos e autoridades locais estiveram na fábrica investigando as possíveis causas do acidente.
Permanecemos concentrados no acompanhamento atendimento médico e assistência necessárias ao funcionário e seus familiares."