Morreu às 17h55min, pelo horário de Brasília, o presidente da República Bolivariana da Venezuela. A informação foi divulgada ao vivo pela TV pelo vice-presidente Nicolás Maduro.
Hugo Chávez Frias, 58 anos, estava internado num hospital militar na capital, Caracas. Com a morte de Chávez, a Constituição da Venezuela prevê a realização de novas eleições presidenciais em 30 dias. A luta contra o câncer havia começado em junho de 2011, quando se submeteu à primeira cirurgia contra um tumor da região pélvica. Da capital cubana, Havana, Hugo Chávez anunciou que tinha a doença. Em julho do ano passado, Chávez disse estar totalmente livre do câncer e negou que a saúde pudesse influenciar a campanha presidencial, em 7 de outubro. No pleito, venceu com folga o líder da oposição Henrique Capriles.
Em 8 dezembro, ele faz seu último pronunciamento na TV, quando anuncia que a doença voltou e ele irá retornar à Cuba, para nova cirurgia. Acompanhado do vice-presidente Nicolás Maduro, Chávez beija um crucifixo, pede que os venezuelanos apoiem o vice, e diz que espera retornar com boas notícias. Hugo Chávez foi um dos mais polêmicos líderes da América Latina. O embate anti-imperialista rendeu críticas a diversos adversários. O principal dele, o ex-presidente dos EUA, George W. Bush, a quem chamou de diabo em um assembleia das Nações Unidas em Nova York no ano de 2006.
Uma das frases mais famosas relacionada a Chávez foi proferida pelo rei da Espanha Juan Carlos 1º, durante a cúpula ibero-americana em 2007 em Santiago do Chile. Depois de Chávez atacar o ex-premiê espanhol José María Aznar, o rei Juan Carlos disse ao venezuelano. O militar da reserva Hugo Chávez foi eleito presidente da Venezuela em 1999, promovendo mudanças na política e na economia. Ele nacionalizou empresas privadas, atribuiu ao Estado atividades essenciais, além de mudar a Constituição, o nome, a bandeira e até o fuso horário do país, que está uma hora e meia atrás do horário de Brasília. Apesar da Venezuela ser um país democrático, a política externa do país foi inspirada pelo líder comunista cubano Fidel Castro e marcada por críticas contra o chamado "imperialismo" dos Estados Unidos. O discurso rendeu convite para vir a Porto Alegre. Hugo Chávez esteve duas vezes na capital gaúcha, onde participou do Fórum Social Mundial, em 2003 e 2005.
Hugo Chávez não escondia o tom personalista e se intititulou, em Porto Alegre, como um novo tipo de dirigente, mas inspirado em alguns velhos, como Jesus Cristo, Fidel Castro e Simon Bolívar. Chávez tentou chegar ao poder pela primeira vez em 1992, através de uma tentativa fracassada de golpe de Estado, que fez com que fosse preso. Em 2002, já no comando do país, sofreu um golpe de Estado que o tirou do poder por quase 48 horas. A meta era levar adiante a revolução bolivariana. Nascido em 28 de julho de 1954, Hugo Rafael Chávez Frías era filho de professores. Ele casou e se divorciou por duas vezes. Deixa quatro filhos e três netos.
Reportagem especial de Eduardo Matos, Evelin Argenta e Paulo Rocha.