Em 2009, ZH convidou a população gaúcha a votar quais, dentre 15 grandes projetos, eram os mais importantes para o Estado. As obras eleitas foram o metrô de Porto Alegre, a duplicação de trecho da BR-386 e a ponte internacional Brasil-Argentina. Mas o jornal se comprometeu a acompanhar todos, até a conclusão. Veja a situação de cada obra abaixo:
METRÔ (Eleita)
O que é: implantação do metrô. São 14,8 quilômetros ligando a Zona Norte (Fiergs) ao centro da Capital (Borges de Medeiros com Andradas).
Situação: em agosto, depois de meses de impasse, foi definida a modelagem financeira do projeto, que estava emperrando seu andamento. A próxima etapa é a apresentação, pelas empresas interessadas, dos projetos para a realização da obra. Prevista inicialmente para novembro, essa apresentação foi transferida para 10 de janeiro. Na semana passada, foi adiada mais uma vez, para 7 de fevereiro.
Previsão: a prefeitura mantém o cronograma, que prevê para este ano o início das obras. As obras se estenderiam por quatro anos.
CONSTRUÇÃO DE PRESÍDIOS
O que é: construção de presídios com 2.770 vagas para amenizar o déficit carcerário no Rio Grande do Sul e aliviar o Presídio Central de Porto Alegre, que foi considerado pela CPI do Sistema Carcerário a pior cadeia do país.
Situação: foram entregues os presídios de Arroio dos Ratos (670 vagas) e Santa Maria (430 vagas). O módulo da Penitenciária Modulada de Montenegro (500 vagas) aguarda liberação. Guaíba (670 vagas) está com 45% das obras concluídas. O presídio de Charqueadas (500 vagas) está nos ajustes finais.
Previsão: o módulo de Charqueadas tem previsão de entrega para este mês. O de Montenegro, para o primeiro semestre. Guaíba, até o final do ano.
BARRAGEM DA ARVOREZINHA (BAGÉ)
O que é: construção de uma barragem com capacidade de armazenamento de até 18 bilhões de litros de água. O comprimento total da barragem será de 1.760 metros, e a altura máxima, de 26 metros. A área do reservatório é de 300 hectares. Aguardada há anos pelos bajeenses, é a esperança para colocar fim aos racionamentos de água no município.
Situação: a obra teve início em março de 2011 e está 25%. Foram executados o barramento, a escavação para a área de concreto e a implantação das bases para mecanismos por onde passará a água. O investimento total será de R$ 34 milhões (R$ 4 milhões da prefeitura e R$ 30 de recuos federais). Já foram investidos na obra cerca de R$ 12 milhões.
Previsão: o prazo inicial do final das obras era setembro de 2012. Devido às condições climáticas, demora na liberação das licenças e falta do tipo de areia necessária, a nova previsão é abril de 2013.
NOVO AEROPORTO REGIONAL DA SERRA
O que é: construção de um aeroporto na Serra, facilitando a ligação com o restante do país.
Situação: em dezembro, a presidente Dilma Rousseff incluiu o aeroporto em um programa de modernização dos terminais do país. Caxias do Sul precisará disputar R$ 310 milhões com 15 aeroportos gaúchos. O projeto está orçado em R$ 200 milhões (pista, saguão e estacionamento). Para que as obras se iniciem o Estado e o município precisam chegar a um acordo sobre quem pagará pela desapropriação da área de 400 hectares, avaliada em pelo menos R$ 30 milhões. Outra pendência é a construção da rodovia de 10 quilômetros ligando a Rota do Sol (T-486) ao novo aeroporto.
Previsão: não há prazo definido para obras
RODOVIA DO PARQUE (BR-448)
O que é: construção de uma rodovia paralela à BR-116, de 22 quilômetros, para desafogar o trânsito no trecho entre Sapucaia do Sul e Porto Alegre.
Situação: está com 65% dos serviços previstos executados. A terraplenagem está praticamente concluída, e a pavimentação já se iniciou nos três lotes da obra. Das 13 estruturas em construção, três estão prontas (interseção entre BR-116 e ERS-118, viaduto da Bianchini e viaduto de acesso a Canoas) e seis estão com mais de 50% prontas.
Previsão: término entre o final de 2013 e o final de 2014.
REVITALIZAÇÃO DO CAIS DO PORTO DA CAPITAL
O que é: revitalização dos armazéns com a construção de bares, restaurantes, lojas, duas torres comerciais, hotel e shopping center.
Situação: o consórcio Porto Cais Mauá ganhou a licitação há dois anos, mas ainda não iniciou as obras. Em dezembro, anunciou um novo sócio, o fundo de investimentos NSG Capital, com 39% de participação no negócio de R$ 560 milhões. Com esse parceiro, ficaram garantidas as condições financeiras para tocar o empreendimento. No momento, o consórcio elabora estudos de impacto ambiental e de tráfego, de cuja aprovação pela prefeitura depende o início das obras.
Previsão: o começo das obras, antes anunciado para setembro de 2012, ficou para março. Apesar do adiamento, o prazo de conclusão da primeira etapa (reforma dos armazéns, hotel boutique e embelezamento do muro da Mauá) está mantido para antes da Copa de 2014. O projeto estaria completo até 2016.
DUPLICAÇÃO DE TRECHO DA BR-386 (Eleita)
O que é: duplicação do trecho Estrela-Tabaí da BR-386. A obra é reivindicada por moradores do Vale do Taquari há mais de uma década.
Situação: cerca de 55% da obra está concluída. Em cinco dos 33,8 quilômetros da obra, os trabalhos ainda não começaram. O Dnit pretende abrir uma licitação ainda neste mês para iniciar a construção de uma nova aldeia indígena para a tribo caingangue que vive às margens da rodovia, em Bom Retiro do Sul. A área ao lado da atual aldeia já foi adquirida. A partir do começo dessa obra, com a autorização da Fundação Nacional do Índio (Funai), será possível transferir as famílias. A previsão do Dnit é que até março seja possível começar a duplicação no trecho restante.
Previsão: a entrega da obra foi adiada do primeiro para o segundo semestre de 2013. O investimento total está previsto em R$ 170 milhões, e já foram investidos aproximadamente 55% desse valor, segundo o Dnit.
POLO NAVAL
O que é: obras na infraestrutura portuária, incluindo melhorias como ampliação dos molhes e remodelação do cais, construção de plataformas, entre outras intervenções
Situação: a dragagem do canal, a ampliação dos molhes e a construção do dique seco estão finalizadas. Três plataformas estão sendo construídas, além de oito cascos. O Estaleiro Brasil (EBR), em São José do Norte, venceu a licitação para construir duas plataformas.
Previsão: a finalização da P-55 passou do início para o final de 2013 . P-58 e P-63 deverão entrar em operação até 2014. Os oito cascos serão entregues em 10 anos. O EBR deve começar a ser construído em fevereiro. Investimento em todo o polo naval ultrapassa os R$ 25 bilhões, R$ 5 bi a mais do que o original.
BARRAGEM DO JAGUARI
O que é: a barragem do Arroio do Jaguari, estimada em 1,2 mil metros de comprimento e 22 metros de altura, foi projetada para beneficiar o abastecimento e a agricultura dos municípios de Lavras do Sul, Rosário do Sul, São Gabriel e Cacequi, além de aliviar os períodos de estiagem que assolam a região.
Situação: as obras se iniciaram em janeiro de 2009 e atingiram 60% do total em abril de 2012, quando pararam por falta de matéria-prima (jazida de argila necessária para o barramento). O Estado aguarda liberação do material por parte da Fepam, o que deve ocorrer neste mês. A secretaria também espera pela liberação de recursos suplementares do Ministério da Integração Nacional para obras complementares à barragem.
Previsão: não há previsão de retorno dos trabalhos. Quanto ao canal de distribuição dos sistemas de Jaguari, o Estado ainda avalia o projeto original. Também não há previsão de término.
HOSPITAL REGIONAL DE SANTA MARIA
O que é: o hospital regional de Santa Maria irá atender a municípios de toda a região central do Estado
Situação: a obra está 82% concluída. Faltam os acabamentos da área interna. Já na externa, a parte que está mais atrasada, falta a drenagem para a pavimentação do terreno.
Previsão: a conclusão, conforme o governo estadual, está prevista para junho deste ano. Antes, o término era anunciado para o final de 2012.
DUPLICAÇÃO DO TRECHO PORTO ALEGRE-PANTANO GRANDE DA BR-290
O que é: duplicação de trecho de 116 quilômetros da BR-290 entre Porto Alegre e o município de Pantano Grande, na Região do Vale do Rio Pardo, a fim de melhorar a ligação com países do Mercosul e aumentar a segurança em uma das rodovias mais perigosas do Estado. A estrada se estende até a Fronteira Oeste, na fronteira com a Argentina.
Situação: o projeto foi foi finalizado. A licitação para a obra era aguardada para o ano passado, mas não saiu. No mês passado, o ministro dos Transportes, Paulo Passos, prometeu para este mês o lançamento do edital de duplicação
Previsão: a licitação será em regime diferenciado de contratação (modalidade voltada para obras da Copa do Mundo, mas que foi ampliada para projetos do PAC), o que permitiria colocar as máquinas na pista e iniciar as obras até maio.
NOVA PONTE DO GUAÍBA
O que é: construção de nova ponte sobre o Guaíba, facilitando a ligação da Região Metropolitana com a zona sul do Estado.
Situação: em julho, a empresa Engevix venceu a licitação para elaborar o projeto da obra. Segundo o DNIT, ela está realizando os estudos de campo da fase básica. Em seguida, na fase executiva, serão detalhadas as alternativas selecionadas na fase básica. A empresa tem prazo de 540 dias.
Previsão: previa-se o início para 2014. Agora, o DNIT afirma não ser possível informar prazos, porque eles dependem do detalhamento da obra.
DUPLICAÇÃO DO POLO RODOVIÁRIO
O que é: duplicação da estrada Pelotas-Rio Grande (BR-392) e do trecho Porto Alegre-Pelotas da BR-116.
Situação: a BR-392 está praticamente concluída, com 90% da pista duplicada e mais de 60% liberada para uso. Alguns viadutos ainda estão sendo construídos. A BR-116 está em fase inicial de construção.
Previsão: a BR-116 ficará pronta até 2014, com orçamento de R$ 1 bilhão. Já a BR-392, orçada em R$ 350 milhões, será liberada até o fim do ano (estava prometida para 2012).
PONTE INTERNACIONAL BRASIL-ARGENTINA (Eleita)
O que é: construção de uma ponte sobre o Rio Uruguai, que ligue o Rio Grande do Sul à Argentina.
A situação: em fevereiro, um consórcio argentino venceu a licitação para realizar estudo de viabilidade técnica e econômica para definir quantas ligações são necessárias e em que locais. O prazo era de 230 dias. Três municípios disputam a obra: Porto Mauá, Porto Xavier e Tiradentes do Sul. O local só será definido após a conclusão do estudo.
Previsão: conforme o Dnit o estudo deve ser concluído em 2013.
DUPLICAÇÃO DA RODOVIA PASSO FUNDO-MARAU
O que é: duplicação da rodovia no trecho Passo Fundo-Marau (ERS-324), com 25 quilômetros de via pavimentada (lote 1).
A situação: o projeto da obra foi concluído, e a Diretoria de Gestão e Projetos conclui o orçamento até a próxima semana. Dentro de 30 dias projeto irá para a Central de Licitações do Estado, para dar início ao processo de licitação.
Previsão: não há prazo para início da obra propriamente dita.