O estagiário da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) detido na madrugada desta quarta-feira enquanto pichava o viaduto Otávio Rocha, no centro de Porto Alegre, foi desligado da função. Thyago Schafer do Nascimento, 20 anos, foi flagrado por câmeras instaladas no local.
Thyago Schafer do Nascimento foi detido pela Guarda Municipal e conduzido à área judiciária do Palácio da Polícia, onde prestou depoimento e foi liberado. Com ele, foram apreendidas latas de spray. Ele deverá responder por crime ambiental.
A SMOV informou que o jovem trabalhava na área de atendimento ao público, em um setor que repassava orientações e esclarecimentos sobre projetos que precisavam de adequação antes de serem aprovados pelo órgão.
Tão logo se soube do episódio, segundo a assessoria de imprensa do órgão, o jovem foi chamado para uma conversa, onde teria demonstrado arrependimento pelo ato. Em seguida, a secretaria decidiu encerrar o contrato de estágio.
Veja imagens flagradas pelas câmeras de segurança:
Apesar do afastamento, a SMOV reiterou que, no período em que ele atuou no setor, não houve registro de qualquer ato de indisciplina. Procurado por ZH, o jovem não foi localizado.
Em seu perfil no Facebook, o estudante de arquitetura publicou uma mensagem por volta das 20h. No texto, ele admite que cometeu um erro e que vai seguir de cabeça erguida. "Vou me dedicar aos estudos e a minha profissão com foco, força e fé. O primeiro passo eu fiz que foi assumir meu erro como um homem", escreveu o jovem.